Publicado em 19/02/2013 por 1
Compartilhe:

Patos de Minas tem um dos maiores e mais importantes meteoritos do Brasil

Dentre os cerca de 55 meteoritos catalogados no Brasil, há dois registrados com o nome da cidade.


Dentre os maiores do país, medindo 54 × 33 × 22 cm, o Patos II ou Patos de Minas (octahedrite), pesa cerca de 200kg.
 
Com a queda de um corpo celeste na Rússia ferindo mais de mil pessoas, o mundo inteiro começou a se interessar um pouco mais sobre o fenômeno. Muitos não sabiam, mas, no passado, Patos de Minas também já foi alvo de corpos celestes. Dentre os cerca de 55 meteoritos catalogados no Brasil, há dois registrados com o nome da cidade. Um deles pesa cerca de 200kg.

O primeiro foi encontrado em 1925 e foi chamado de Patos de Minas (hexahedrite). Seu peso chegou a 32 kg. Os registros mostram que o segundo meteorito de Patos de Minas entrou no espaço patense na mesma época. Ele foi achado por um agricultor quando trabalhava a terra com o trator na região do Areado.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––

Dentre os maiores do país, medindo 54 × 33 × 22 cm, o Patos II ou Patos de Minas (octahedrite), como foi chamado, pesa cerca de 200kg. A história conta que, na época, houve um grande burburinho e ele foi levado para o Museu Nacional do Rio de Janeiro. Atualmente, ele se encontra exposto ao lado do maior meteorito do Brasil, o Bendegó, de 5,3 toneladas.

A queda do meteorito não foi observada e não há registro de qualquer dano ou feridos. O Brasil tem cerca de 55 meteoritos reconhecidos pela ciência, apesar de as estatísticas sugerirem a existência de milhares de exemplares espalhados por seu território. Estudiosos também estimam que outras centenas deles são preservadas por particulares.

Com a queda do meteorito na Rússia, pesquisadores de todo o planeta começaram a estudar a entrada de corpos celestes no espaço terrestre. Estima-se que fragmentos do meteorito que caiu possam valer até U$ 2.200,00 por grama do material. E no final da tarde desse domingo (17) foi a vez dos cariocas levarem um susto. Um vídeo publicado na internet mostra um objeto rasgando o céu do Rio de Janeiro. Os maiores veículos de comunicação do país publicaram o vídeo. Ainda não se sabe o que teria sido.

Autor: Farley Rocha

Fonte: http://www.lpi.usra.edu

Autor: 1 Postado em 19/02/2013
Compartilhe:

0 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.