Patos de Minas já tem 136 casos suspeitos de dengue em 2020 e cuidados devem ser redobrados

Programa Municipal de Combate à Dengue atua em várias frentes de combate à doença, mas apoio da comunidade é fator decisivo no sucesso dos trabalhos

publicado em 07/02/2020,


Agentes fazem constantes mutirões de limpeza.

O ano de 2020 tem pouco mais de um mês e os casos suspeitos de dengue já passam de 130. As condições climáticas desta época, quando calor e chuva se intensificam, são propícias à reprodução do mosquito Aedes aegypti. Como consequência, aumentam os casos de dengue, chikungunya e zika vírus. Os moradores devem redobrar os cuidados.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, já são 136 casos suspeitos de dengue no ano. Os dados constam do último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), atualizado em 3 de fevereiro.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

Embora ainda não haja confirmações da doença no município, os números não deixam de preocupar. A agente do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMDC), Suelene Pereira, explica que as equipes estão alertas e atuantes, inclusive realizando constantes mutirões de limpeza. No entanto, ela ressalta que não há combate ao Aedes Aegypti sem apoio da comunidade.

"Podemos dizer, com certeza, que 90% dos criadouros estão no interior das residências. O morador precisa vistoriar o próprio quintal, observar os vasilhames de alimento dos animais e limpar as calhas", alerta Suelene. Ela também chama a atenção para o cuidado com tambores e baldes usados para armazenar água da chuva, pois muitos focos têm sido encontrados nesses recipientes.

Ainda conforme Suelene, a comunidade precisa enxergar os agentes de endemias como aliados, facilitando a visita deles às residências. "A lei fala que todos devem receber os agentes, pois o combate à dengue é questão de saúde pública. Uma casa que deixa de ser vistoriada pode tornar-se problema para todo o quarteirão", ressalta.

Minas Gerais

Segundo o boletim epidemiológico da SES, Minas Gerais registrou por enquanto 6.988 casos prováveis de dengue em 2020. Quanto aos óbitos, em 2019 foram confirmados 178 e 79 permanecem em investigação. Este ano, cinco mortes estão em investigação e, até o momento, nenhuma foi confirmada. Em caso de denúncias, a população deve ligar 3822-9755 (Disque Dengue).

Postado em 07/02/2020
Compartilhe:

10 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Chega de hipocrisia | 1 semana, 1 dia atrás

    E os pneus do kartódromo? A prefeitura vai deixar aquele criatório de mosquitos lá até quando?

    0 0 Responder

  • Morador | 1 semana, 2 dias atrás

    Tem que ver o ferro velho a céu aberto perto da Decor Fest no bairro Ipanema,alguém tem que tomar providências !!!!!

    2 0 Responder

  • O bao | 1 semana, 3 dias atrás

    Começou bem em ,quase 400 casos ,mais mudando de assunto esta tendo muito gay em patos de Minas, será que é por falta de orientação dos pais, pois devemos encinar nossos filhos a diferença entre homem e mulher, se tem pipiu e homem e se tem pepeca e mulher e ponto final, tem muito pais frouxo que não ensina o que é certo para filhos, pelas leis de Deus só existe homem e mulher ,tudo fora disso e considerado uma aberração humana, e um pecado para Deus, tenho amigos gay e eles são sofridos, espero que ache a cura gay logo, só assim para acabar com esses sofrimento

    1 5 Responder

    Marta - 1 semana, 3 dias atrás

    Acho que isso e proibido e homofobia comentario improprio.

    0 0

  • Califaaa | 1 semana, 3 dias atrás

    Gostaria de saber se existe algum lugar pra reclamar,de lote sujo ,onde os vizinhos jogam lixo a vontade...

    2 0 Responder

    Cidadao - 1 semana, 2 dias atrás

    So entrar na pagina da Prefeitura e pegar o telefone, liga la e faz a reclamaçao, pega o numero do protocolo p cobrar depois. www.patosdeminas.mg.gov.br

    1 0

  • Sigano | 1 semana, 3 dias atrás

    A cupa é dos porco ; um tipo estranho no jardim esperança teca a capacidade ;a cara de pau de jogar um monte de oxi no ponto de ônibus são livros papéis estão tudo esparramado lá ...ele mora na rua trombetas na esquina sem contar que a mãe dele varre o lixo para dentro do bueiro ' isso aqui na favela do esperança. Multa nele!

    2 1 Responder

  • meu nome não é johnny | 1 semana, 3 dias atrás

    É...INFELIZMENTE A CULPA É DE QUEM? DO PRÓPRIO POVO! NAÕ TEM A DEVIDA CONSCÊNCIA E EDUCAÇÃO DE COMO DESCARTAR O LIXO,JOGA ONDE DER NA TEIA...NOS PAISES DA EUROPA VC NÃO VÊ TAMANHA DESORDEM..PORQUE? PORQUE O POVO É CIVILIZADO..LEMBRANDO QUE EDUCAÇÃO E CONCIÊNCIA COMEÇA NO BERÇO.NO CANADÁ VC NAO VE RUAS SUJAS,LIXO EM QUALQUER LUGAR E MUITO MENOS PESSOAS QUE TRABALHAM NESSA ÁREA AJUNTANDO LIXO DE OUTROS COMO O PESSOAL DA DENGUE FAZ...MUITOS BRASILEIROS FALTAM É EDUCAÇÃO...NÃO TODOS MAS MUITOS...

    8 1 Responder

  • Moradora do bairro | 1 semana, 3 dias atrás

    Na minha casa eu fico atenta, mas o que adianta se no lote vago ao lado tem uma cisterna desativada que é um verdadeiro criadouro e está cheio de mosquitos da dengue e larvas. Deveriam era multar esses donos de lotes que não cuidam. Este criadouro está na rua urânio o mato tomou conta da calçada onde tem um ponto de coletivo. Infelizmente aqui nesta Rua o pedestre tem que dividir a rua com os carros pois lotes sujos e sem calçada é o que mais tem, sem contar a Av Cruzeiro do Sul o mato esconde os criadouros de dengue. Por favor procurem nos ajudar com estes lotes porque tenho certeza que eu cuido da minha casa mas agora cuidar do lote de quem eu nem conheço vá me lá.

    6 1 Responder

  • ambientalista | 1 semana, 3 dias atrás

    Trabalho de enxugar gelo, infelizmente,mas, precisa ser feito de todo jeito. Patos virou um lixao a ceu aberto, aqui ninguem fiscaliza nem pune quem descarta lixo indevidamente, seja jogando lixo pela janela do veiculo, descartando em local proibido, acondicionando indevidamente etc etc.. tem que mudar isso senao nao tem jeito, ninguem da conta, tem que mudar a cultura do povo da sociedade, tem que fiscalizar e punir MAS aqui nao tem isso, jogam lixo nas ruas na frente das policias e eles nao falam nada. :rage: :anguished: :pray:

    15 1 Responder