A reunião aconteceu na Igreja Assembleia de Deus na noite dessa segunda-feira (25).

Pastores e representantes de diversas igrejas evangélicas de Patos de Minas se reuniram na noite dessa segunda-feira (25) e assinaram um documento pedindo a flexibilização da Prefeitura para que as atividades sejam retomadas. Os templos estão abertos, mas Decreto Municipal publicado no mês de março impede a realização de cultos.

Paulo Souto, um dos representantes das igrejas evangélicas, ressaltou a importância das medidas adotadas pela Prefeitura para conter o coronavírus, mas destacou que as igrejas têm condições de retomarem suas atividades sem colocar em risco a saúde dos fieis. Segundo ele, o pedido é para que os cultos possam ser realizados com número reduzido de fieis.

A Igreja Assembleia de Deus na avenida Piaui, onde o encontro foi realizado, por exemplo, juntou dois bancos para aumentar a distância entre um fiel e outro. Segundo Paulo Souto, a maioria das igrejas tem espaço sobrando e poderia realizar mais de um culto por dia para atender um maior número de fieis sem que ocorra aglomerações.

Segundo cálculos dos pastores presentes ao encontro, Patos de Minas tem 137 igrejas evangélicas que atendem em torno de 20 mil fieis assíduos. Eles argumentam que, além do trabalho religioso, elas também oferecem apoio espiritual e até social para as famílias mais necessitadas.

Os pastores assinaram um documento pela flexibilização no decreto e pedindo a reabertura das igrejas para a realização de cultos. O manifesto será entregue ao prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves para ser levado à apreciação do comitê de enfrentamento ao novo coronavírus na cidade.