Pais e professores questionaram a orientação e levaram o caso para os vereadores.

Reportagem atualizada às 12h27 desta sexta-feira (15)

Pais de estudantes com deficiência e professores-apoio de Patos de Minas foram até a Câmara Municipal e criticaram uma orientação da Secretaria Municipal de Educação que altera o tratamento oferecido aos estudantes com deficiência. A Secretária Municipal de Educação disse que não vai reduzir o número de professores-apoio em 2018.

Pais e professores questionaram a orientação e levaram o caso para os vereadores que convocaram a Secretária de Educação, Fabiana Ferreira. Nesta quinta-feira (14), pais e professores-apoio destacaram que a nova orientação pode prejudicar a educação dos alunos com algum tipo de deficiência.

A orientação prevê tratamento coletivo e não individual como estava acontecendo. Além disso, a medida permite a contratação de estagiários para auxiliar os deficientes. A nova medida ainda exclui alunos com transtornos como déficit de atenção, hiperatividade, transtorno opositor desafiador- TOD e outros.

Pais de alunos que necessitam do profissional de apoio na escola são contra a medida. Rejane Maria Caetano, mãe da Júlia, entende que a contratação de estagiários não auxiliará a filha como ela necessita. Para ela, a orientação vai piorar a educação da estudante. “Ela já passou por 5 estagiários, nenhum conseguiu ajudá-la”, disse.

A professora-apoio, Natália de Sousa Andrade, também criticou a orientação técnica e pediu a reavaliação da medida. “A preocupação é grande porque crianças com deficiências graves podem não receber o auxílio adequado. Estudantes podem regredir nos ganhos pedagógicos e de socialização que já conquistaram”, destacou.

Os vereadores também questionaram a Secretária de Educação sobre a nova orientação. Fabiana disse que não vai haver redução no número de profissionais de apoio contratados pela rede municipal. A secretária entrou em contato com o Patos Hoje no início da tarde desta sexta-feira (15) e disse que não levou a alteração para o Conselho Municipal de Educação, diferente do que havíamos informado anteriormente.