No dia Nacional do doador de sangue hemocentro presta homenagens e convoca voluntários

Hoje, 25 de novembro, é o dia nacional do doador de sangue. A data está sendo comemorada em todo o país com uma campanha inédita, intitulada “Somos todos do mesmo sangue”. Além de prestar homenagens aos doadores, o Hemocentro de Patos de Minas aproveita para convocar voluntários. No período da pandemia da Covid-19, houve queda de até 50% no número de doações em alguns lugares.

Com a campanha “Somos todos do mesmo Sangue”, acontece em todo o país, mas cada hemocentro desenvolve ações locais para incentivar a causa de doação de sangue. Em Minas Gerais, a Fundação Hemominas está realizando diversas atividades em suas 22 unidades espalhadas no estado. Artistas voluntários gravaram vídeos para convocar os doadores.

Em Patos de Minas, os doadores estão sendo presenteados com camisetas e um lanche especial. A campanha começou na segunda-feira (23) e vai até sexta-feira (27).  Em Patos de Minas, o hemocentro está funcionando em horário especial durante a semana do doador, de 7h às 12h. Por causa da pandemia, o atendimento é feito através de agendamento.

O agendamento pode ser feito pelo site da Fundação Hemominas, pelo aplicativo MGApp  ou pelo telefone 2106 2600.

Basicamente, todas as pessoas com mais de 16 anos e menores de 60 anos e que tenham peso acima de 50 quilos podem doar sangue pela primeira vez. Outros critérios são avaliados pelos profissionais do Hemocentro, seguindo protocolos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA.