Do distrito à Vila em 1868, da Vila à cidade em 1892, Patos de Minas celebra hoje mais um ano de sua história. Não tem bolo, não tem desfile, não tem festa, mas permanece o orgulho de todos aqueles que ajudaram a construir a maior cidade do Alto Paranaíba e o melhor lugar para se viver.

Em um emocionante documentário, patenses e paturebas pioneiros do desenvolvimento contam como foi o trabalho para transformar Patos de Minas em polo de desenvolvimento regional. José Ribeiro, Francisco Campos, Romero Queiroz, Clênio Gonçalves e tantos outros revelam detalhes de uma caminhada que produziu bons frutos.

Patos de Minas tem a maior bacia leiteira do Estado, é referência na produção de grãos, em tecnologia agrícola e pecuária, em educação e saúde. Graças ao empreendedorismo de sua gente, a cidade se fez moderna e está pronta para enfrentar as dificuldades de agora e os desafios que estão por vir.

Por iniciativa do médico apaixonado por Patos de Minas, Domingos Sávio Gomes, o documentário é um presente para o povo patense. Uma bela homenagem para a cidade que completa 128 anos de muitas lutas e glórias. Parabéns Patos de Minas.