A polêmica decisão da Justiça Federal que decidiu, em caráter liminar, que psicólogos possam tratar homossexuais como doentes e disponibilizar terapias de reversão sexual foi o tema do Jornal da Manhã da Jovem Pan Patos desta sexta-feira (22). O psiquiatra Ricardo Pião e o promotor de eventos Carlinhos foram convidados para falar sobre o assunto e foram unânimes em discordar da decisão judicial.

O psiquiatra Ricardo Pião abriu a entrevista falando que não existe possibilidade de cura gay nem sob tortura. Carlinhos confirmou, dizendo que sofreu diversos tipos de tortura, principalmente por parte do pai para mudar sua orientação. Ele disse que chegou a ser levado ao médico para mudar sua orientação sexual.

Resolução do Conselho Federal de Psicologia proíbe aos profissionais a realização de tratamento para gays e lésbicas, uma vez que desde 1990 a homossexualidade deixou de ser considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. Entretanto, a decisão do Juiz Federal Waldemar Cláudio de Carvalho que mudou o entendimento da resolução é apenas liminar e ainda cabe recursos.

Confira a íntegra da entrevista de Carlos Roberto e Ricardo Pião!