Representantes de vários órgãos participaram da reunião.

Foi realizada na noite desta sexta-feira, 25 de janeiro, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça , em Belo Horizonte, reunião com diversos órgãos públicos acerca da tragédia ocorrida com o rompimento da barragem Mina do Feijão, da Vale, em Brumadinho. Por iniciativa do procurador-geral de Justiça, Antônio Sérgio Tonet, foi instituída uma força-tarefa com representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Advocacia Geral do Estado (AGE), Defensoria Publica do estado, polícias Civil e Militar de Minas, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, que apresentaram as primeiras ações adotadas e reforçaram a importância de se trabalhar de forma coordenada.

Tonet agradeceu o pronto atendfimento de todas as instituições para a realização desse trabalho conjunto e disse que essa união é de suma importância para a obtenção mais célere de uma rigorosa apuração das responsabilidades criminais e cíveis, especialmente quanto à indenização dos familiares das vítimas e do meio ambiente, entre outros bens atingidos pela tragédia, adotando-se estratégia conjunta e resolutiva.

Ação cautelar

Desde o inicio da tarde até a noite desta sexta-feira, uma equipe do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (Nucrim) do MPMG esteve na região do empreendimento acompanhando os trabalhos e levantando as primeiras informações sobre os danos às pessoas que estavam no local e ao meio ambiente.

No inicio desta noite, o MPMG ajuizou um pedido de Tutela Cautelar em Brumadinho requerendo que a Justiça obrigue a Vale a apresentar relatórios sobre as medidas que estão sendo adotadas pela empresa sobre a tragédia e sobre as barragens em situação de risco, além de determinar o bloqueio de valor não inferior a R$5 bilhões para garantir as medidas emergenciais de recuperação ambiental.

Participantes:

MPMG

Antônio Sérgio Tonet - procurador-geral de Justiça

Nedens Ulisses Freire Vieira - PGJ Adjunto Institucional

Heleno Rosa Portes - PGJ Adjunto Administrativo

João Medeiros - secretário-geral

Denilson Feitoza - procurador de Justiça

Andressa de Oliveira Lanchotti - promotora de Justiça

Márcio Rogério Oliveira - promotor de Justiça

Claudia Spranger - promotora de Justiça

Francisco Chaves Generoso - promotor de Justiça

Giselle Ribeiro de Oliveira - promotora de Justiça

AGE

Sérgio Pessoa - advogado-geral do Estado

Cássio Roberto dos Santos Andrade - procurador do Estado

MPF

Isabela de Holanda - procuradora-chefe MPF/MG

Gustavo de Carvalho Fonseca - procurador da República

Antônio Arthur Barros Mendes - procurador da República

Lilian Miranda Machado - procuradora da República

MPT

Adriana Augusta de Moura Souza - procuradora-chefe do MP do Trabalho

Geraldo Emediato de Souza - procurador do Trabalho

Defensoria Púbblica

Raquel Gomes de Souza Dias - defensora pública de MG

Polícia Civil

Eduardo Vieira Figueiredo - delegado

Luiz Otávio Braga Paulon - delegado

Fernando Augusto Lopes Diniz - investigador

Marcos Lobato Rodrigues - investigador

Camilla Carvalho – investigadora

Veja os números de momento:

Boletim, divulgado agora às 15h10 pelas Forças Integradas de Segurança de Minas Gerais, aponta os seguintes números de desaparecidos: 166 funcionários da Vale e 130 funcionários terceirizados continuam não localizados. O número de mortos subiu para 11. Das 176 pessoas encontradas com vida, 23 estão hospitalizadas.

As Forças também esclarecem que houve um alarme falso de rompimento de outra barragem. Funcionários da empresa realizam um bombeamento para drenagem desta barragem. A arrecadação de donativos foi interrompida, por falta de espaço para armazenamento, devido ao grande volume de doações. A próxima reunião das Forças Integradas de Segurança será às 18h.

Os familiares das vítimas devem buscar informações na Estação de Conhecimento, em Brumadinho, localizado ao lado da UPA da cidade. Em Belo Horizonte, no ginásio da Academia da Polícia Civil (avenida Oscar Negrão de Lima, 200 - Nova Gameleira) também está sendo feito atendimento e orientações sobre liberação de corpos.

Fonte: Ascom MPMG e Agência Minas