Imagem Ilustrativa.

Reportagem atualizada às 16h29 desta terça-feira (05)

A Secretaria Estadual de Saúde Minas Gerais divulgou nesta terça-feira (05) mais um boletim epidemiológico informando sobre a situação da pandemia do coronavírus no estado. Os números mostram mais 105 casos confirmados de COVID-19 e outras 4 mortes. Em Patos de Minas, os casos confirmados permaneceram sem alteração, mas os suspeitos continuam aumentando.

De acordo com o informe estadual, até o momento foram 2.452 casos confirmados em MG. Noventa e quatro óbitos confirmados e outros 94 em investigação. 473 óbitos foram descartados. Ontem, eram 90 mortes e 2347 casos da doença. Os casos suspeitos também subiram de 89.056 para 89.602, ou seja, 546 pacientes que procuraram a rede hospitalar no estado com suspeita de COVID-19 em 24 horas.

Em Patos de Minas, a situação de confirmação permaneceu a mesma de ontem, 16 casos confirmados e 1 óbito. A Vigilância em Saúde Municipal contabiliza 15 casos confirmados, incluindo uma morte. Esses dois casos a mais seriam de cidades vizinhas. Há 3 pacientes internados, 11 já foram tratados e 46 casos descartados. Os casos suspeitos no município subiram para 310, sendo que o levantamento de ontem informava 302.

De acordo com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas dessa segunda-feira (04), o município registrou quatro novos pacientes confirmados com Covid-19 nos últimos cinco dias, e os casos suspeitos já ultrapassam 300. "Esse crescimento reforça a necessidade de a população não reduzir as medidas de proteção contra o novo coronavírus. O alerta vale também para empresários e lojistas que estão com seus estabelecimentos em funcionamento", ressaltou a diretora de Vigilância em Saúde, Geize Marques.

O setor de fiscalização da Prefeitura de Patos de Minas tem recebido muitas denúncias de descumprimento das condutas de segurança contra o coronavírus previstas em decretos municipais. Ganham destaque a realização presencial de cultos em igrejas (ainda estão proibidos independentemente do quantitativo de pessoas), atendimento sem uso de máscaras de proteção (é obrigatório para comerciante e consumidor) e aglomerações em locais abertos, inclusive para realização de atividades esportivas em grupo.

A Advocacia-Geral do município está elaborando um decreto que prevê multas para quem descumpre as normas de enfrentamento ao coronavírus. O apoio e vigilância da comunidade nesse sentido é muito importante, e os denunciantes podem ligar para o telefone 3822-9623, das 7h às 18h. A Polícia Militar também está recebendo denúncias nos demais horários e repassando-as ao setor de fiscalização da prefeitura.