Imagem aérea de Rio Paranaíba. ( Foto: Gilberto Martins/Paranaíba Agora )

O crescimento dos casos confirmados de Covid-19 e mortes em decorrência da proliferação descontrolada do novo coronavírus está fazendo com que os prefeitos da região adotem medidas mais rigorosas. Decretos publicados nos últimos dias estabelecem desde o fechamento do comércio à proibição da venda de bebidas alcóolicas e toque de recolher.

As medidas mais duras foram verificadas nas cidades de Rio Paranaíba e São Gotardo. Com 58 casos confirmados e três mortes em investigação, a Prefeitura de Rio Paranaíba decidiu redobrar os cuidados. Desde o último domingo (21), a cidade tem toque de recolher das 21h às 5h da manhã e quem precisar sair nesse horário deverá comprovar a necessidade. Venda de bebida alcóolica também está proibida.

Em São Gotardo, um Decreto publicado nessa segunda-feira (22) e que passa a valer a partir de hoje, também estabelece toque de recolher durante a noite, fechamento do comércio não essencial e até a proibição da venda de bebida alcóolica. O Boletim Estadual mostra a cidade com 25 casos confirmados de Covid-19, mas a estimativa é de que esse número seja muito maior.

Na cidade de Lagoa Formosa, o Decreto publicado nessa segunda-feira (22) obriga os moradores a usarem máscaras. A realização de festas e confraternizações está proibida na maioria das cidades da região. Após registrar a sexta morte e um número superior a 200 casos confirmados, a prefeitura de Araxá também decidiu limitar o funcionamento do comércio apenas para serviços essenciais.

Em Patos de Minas, o Prefeito José Eustáquio decidiu manter a cidade no Plano Minas Consciente, mas recorreu à Justiça para obter mais prazo antes de determinar o fechamento do comércio. A decisão deverá ser publicada ainda hoje.