Leitos de UTI e clínicos do Hospital Regional para atendimento a Covid-19 serão desativados

O processo de desativação da estrutura vem sendo discutido nos últimos dias por representantes de órgãos de saúde do Estado e do município.

publicado em 10/11/2020, por Maurício Rocha


Imagem: Arquivo Patos Hoje

Órgãos de saúde do Estado preparam a desmobilização dos leitos de UTI e dos leitos clínicos instalados no Hospital Regional de Patos de Minas para atendimentos de casos de Covid-19. O processo de desativação da estrutura vem sendo discutido nos últimos dias por representantes de órgãos de saúde do Estado e do município. 

O Hospital Regional Antônio Dias possui 10 leitos de UTI e nove leitos clínicos reservados exclusivamente para tratamento dos pacientes com Covid-19. No início da pandemia, esta era a única estrutura disponível para atender a região inteira e chegou a ficar sobrecarregada. Agora, com a redução do número de novos casos de coronavírus, de internações e de óbitos, representantes de órgãos de saúde entendem que é hora de desmobilizar os leitos do Hospital Regional para que outros serviços sejam retomados.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

A informação é de que existem mais de 1.000 cirurgias eletivas na fila, à espera de atendimento no Hospital Regional, sendo que algumas dezenas delas necessitam de atendimento prioritário.  Com a desmobilização dos leitos clínicos e UTIs para Covid-19, o Hospital Regional poderia retomar e  ampliar o atendimento a esses pacientes.

A prefeitura de Patos de Minas solicitou um tempo maior para que a desmobilização ocorra, mantendo os leitos de Covid-19 do Hospital Regional Antônio Dias funcionando pelo menos até o dia 30 de novembro. Esse deverá ser o último prazo. Com isso, o Hospital de Campanha passará a ser referência para atendimentos de Covid-19 na microrregião de Patos de Minas.

Os leitos instalados nas cidades de São Gotardo, João Pinheiro e Unaí deverão ser mantidos. Além disso, os equipamentos instalados no Hospital Regional deverão ser mantidos para serem utilizados, caso a pandemia volte a se agravar na região.

O secretário municipal de saúde, Carlos Resende confirmou que foi informado sobre a decisão do Estado de desmobilizar os leitos Covid-19 do Hospital Regional até 30 de novembro. A justificativa apresentada seria a baixa ocupação dos leitos. O secretário informou que a decisão foi tomada pelo Estado e que não teve participação do município.

“Não fomos consultas em momento algum sobre a possibilidade de fechamento de leitos para Covid em Patos de Minas. Diante dessa decisão do Governo Estadual, vamos destinar os nossos leitos do Hospital de Campanha para atender somente a população de Patos de Minas. Informo ainda que, caso seja necessário, o nosso Hospital de Campanha está preparado para aumentarmos imediatamente o número de leitos, de forma que a população de Patos pode ficar tranquila que estamos preparados para atendê-la”, concluiu Carlos Resende.

Autor: Maurício Rocha Postado em 10/11/2020
Compartilhe:

17 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Marcelo Santos | 2 semanas, 3 dias atrás

    Estou confuso. Aqui se fala sobre desativação dos leitos do Hospital Regional destinados ao atendimento da COVID. Porém, hoje também foi noticiada a possibilidade de fechamento do hospital de campanha em Patos devido à falta de recursos financeiros para manutenção. Se ambas as notícias procedem, podemos estar indo de encontro a uma situação realmente complicada de desassistência em novos casos.

    7 1 Responder

  • Atento | 2 semanas, 3 dias atrás

    Os leitos serão desmobilizados pois estão ociosos, seria gasto público desnecessário. A matéria deixa claro que, se preciso, podem ser reativados. No momento, não há necessidade, a doença está sob controle! Isso é notícia BOA! Mas parece que as pessoas não gostam de boas notícias! Reclamam de tudo! Impressionante!

    18 4 Responder

  • DIGO E FALO | 2 semanas, 3 dias atrás

    Parabéns ao Governador e seu apoiador/candidato ave de rapina por tirar os Leitos de UTI e clínicos de Patos de Minas.

    1 12 Responder

  • João de deus | 2 semanas, 3 dias atrás

    E nois aproveuta i tira esses prefeito velho i da oportunidade parra os novo i ver si vós ter retorno

    2 18 Responder

  • Falando sério | 2 semanas, 3 dias atrás

    É uma vergonha ainda não tem vacinas,vcs tem é que adquirir mais leitos e não desativa .depois das eleições vcs vem no papo de que covid veio mais forte mas onda verde nunca teve vcs sabe disto,não entendo porque mentir chega de tantas mentiras o povo não é burro é tdo politica,covid não melhora sem medicamentos e vacinas



    13 7 Responder

    Atento - 2 semanas, 3 dias atrás

    Adquirir mais leitos para ficarem ociosos? Gastar o dinheiro público sem necessidade e ainda deixar de atender a imensa fila de procedimentos que está a espera?

    3 2

  • NON NOBIS DOMINE | 2 semanas, 4 dias atrás

    Com o povo na rua os casos diminuiram, então o FIQUE EM CASA, foi uma campanha irresponsável, uma vez que as pessoas em casa adoeciam mais. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA ESTAVA CERTO. ( duvido que publiquem )

    23 22 Responder

    Funcionária pública - 2 semanas, 3 dias atrás

    Não faltam leitos pois todos que são internados vão a óbito, então tem uma rotatividade muito grande! Procure se informar e sair da sua bolha

    0 6

  • Popó | 2 semanas, 4 dias atrás

    Depois q passar essa eleição deve voltar a ativar esses leitos com tanta carreata aglomeração o povo está brincando com tudo

    36 7 Responder

    Marchalenta - 2 semanas, 4 dias atrás

    Dia 16 de novembro o vírus da covid volta as atividades normais por enquanto ele está suspenso

    15 1

    Lala - 2 semanas, 3 dias atrás

    Mais um torcendo pela des graça

    4 3

    Injuriado - 2 semanas, 3 dias atrás

    É se bastasse os candidatos aqui de Patos os mortos de fome daqui ainda tem que aglomera na lagoa Formosa pra trazer mais covid de lá,a justiça eleitoral deveria aturar nessas cidades vizinha e meter o ferro pegou candidatos pagando farra pra população tira da candidatura

    4 3

  • Hernesto | 2 semanas, 4 dias atrás

    Não sou alarmista e estou torcendo para agente passar por isto o mais rapido possivel , mas será ainda não e muito cedo para fazer isto não

    25 2 Responder

  • Falei!!!! | 2 semanas, 4 dias atrás

    Alguém sabe me falar como fica a situação dos funcionários contratados para combate do Covid? Será que vão ser demitidos? Não estou entendendo mais nada. Pronto Falei!!!!

    7 8 Responder

    Lógica - 2 semanas, 3 dias atrás

    Se os funcionários foram contratados pra atendimento dos pacientes com Covid-19 e a ala de atendimento será desfeita, então os funcionários deverão ser dispensados.

    9 1

    frank - 2 semanas, 3 dias atrás

    obvio não me meu amigo, essas pessoas, na sua grande maioria (se não forem todos) tem outras contratos e foram tambem direcionados (pagos) para o covid, sendo assim se não ha necessidade (ainda em analise), tem que ser demitido, ou vc prefere que a pandemia continue para que vc mantenha seu 2º emprego, pra fazer uma pergunta idiota dessa deve estar mamando na teta to governo e ta com medo de perder o "leitinho".

    5 5

    patense - 2 semanas, 3 dias atrás

    oooooo Sr pronto falei, que nao tem nem criatividade..te explicar, primeiro, esta assistindo muita novela, segundo, eles foram contratados de forma TEMPORARIA, vc entende isso?

    3 0