O médico intensivista da Prefeitura Élcio Moreira Alves detalhou o protocolo do município para o uso de Cloroquina e da Hidroxicloroquina em pacientes da Covid-19 em Patos de Minas. Questionado por um internauta durante participação no Programa Contraponto do Patos Hoje, ele afirmou que nenhum paciente morreu em Patos de Minas por falta do medicamento.

O médico intensivista tem colaborado com a Administração Municipal na preparação da estrutura para receber os pacientes com coronavírus. Ele disse que a estrutura que está sendo montada em anexo a UPA vai dar mais segurança e menos risco para a população que procura a Unidade. Com relação ao Hospital de Campanha, Élcio Moreira informou que o local poderá receber pacientes também da região.

Respondendo ao questionamento sobre o uso da Hidroxicloroquina, o médico informou que o medicamento não é padronizado pelo SUS e não está disponível na Farmácia Municipal, mas destacou que ela pode ser prescrita a depender do médico que está fazendo o atendimento e do paciente. "Tem na mesa de todo médico lá na UPA um termo de consentimento em relação ao uso da hidroxicloroquina ou da cloroquina. A gente explica para o paciente quando tem indicação e o paciente junto com o médico vão decidir utilizar ou não utilizar. É uma decisão tomada em conjunto", explicou ele.

O médico ressaltou ainda que todo o esforço está sendo feito para dar maior segurança para a população. Ele destacou que o momento é de alerta e pediu a colaboração de todas as pessoas para que a situação não se agrave ainda mais. Segundo boletim da Secretária Municipal de Saúde, Patos de Minas já tem 180 casos confirmados de Covid-19 e quatro óbitos pela doença.