Hospital São Lucas.

O Hospital São Lucas, o único hospital particular que ainda atende pelo Sistema Único de Saúde – SUS - em Patos de Minas, se tornou alvo de diversas queixas. Fornecedores reclamam que estão sem receber, funcionários alegam atrasos no pagamento e os pacientes denunciam a precariedade no atendimento. O acordo entre o empresário e político Rui Muniz e o médico Sérgio Piau foi parar na Justiça.

Quando assumiu a direção do Hospital São Lucas em julho do ano passado, em contrato de arrendamento com os antigos donos, Rui Muniz prometeu investir R$ 30 milhões para dobrar o número de atendimentos e para transformar a unidade em um Hospital Escola. Já se passaram 17 meses e a situação no local piorou. As denúncias são muitas.

Recentemente o Patos Hoje mostrou a reclamação da Clínica Oncológica que faz o tratamento dos pacientes de câncer para o Hospital São Lucas e que estava sem receber os repasses que são feitos pela Prefeitura. Outros fornecedores e pessoas que prestam serviços para o Hospital São Lucas também reclamam da falta de pagamento. Os próprios funcionários entraram em contato com a redação do Patos Hoje informando que estão sem receber o 13º salário.

O Hospital é alvo de muitas queixas também com relação ao atendimento. Há alguns dias, o Ministério Público foi a Justiça para obrigar o Hospital São Lucas a receber cinco recém-nascidos que necessitavam de uma UTI Neonatal. A situação é mais crítica no serviço de Hemodiálise que atende cerca de 230 pacientes renais de toda a região. Muitas máquinas estão quebradas e os pacientes alegam que estão recebendo apenas parte do tratamento.

As denúncias vão além. Existem relatos de falta de materiais básicos para atendimento dos pacientes como seringas e álcool. Muitas pacientes estariam deixando de ser atendidos. Somente no mês de novembro, cerca de 800 pacientes teriam recebido negativa de atendimento no Hospital São Lucas.

O antigo dono do Hospital São Lucas alega que não recebe há seis meses. O médico Sérgio Piau entrou com uma ação na Justiça com pedido de liminar para que a estrutura hospitalar seja devolvida. As autoridades do município também já foram comunicadas da situação. Há alguns dias, uma comissão de vereadores fez uma vistoria no local.

O diretor administrativo do Hospital São Lucas, Patrick Teixeira negou as acusações. Ele disse que o Hospital São Lucas está funcionando normalmente. Com relação ao pagamento do 13º salário dos funcionários, Patrick disse que o acerto está sendo feito nesta quinta-feira (27). Ele disse ainda que uma nova empresa foi contratada para consertar as máquinas que estavam paradas na hemodiálise.

Com relação à reclamação de calor, o diretor administrativo informou que aparelhos de ar condicionado foram comprados e que técnicos estão vindo esta semana para fazer a instalação. Patrick destacou ainda que a maternidade está sendo totalmente reestruturada para receber os pacientes.