Força tarefa notifica mais de 10 bares e lanchonetes no fim de semana em Patos de Minas

Esses estabelecimentos podem abrir até 20h00, mas venda de bebida alcoólica e entretenimento estão proibidos

publicado em 06/07/2020, por Farley Rocha


Força tarefa notifica mais de 10 bares e lanchonetes no fim de semana em Patos de Minas
 
Pelo menos 15 bares e lanchonetes foram notificados por descumprimento às normas de enfrentamento à Covid-19 no período de sexta-feira a domingo (3 a 5 de julho). Houve casos em que o mesmo local foi autuado tanto por não adotar as medidas preventivas, como uso de máscara, quanto por funcionar em horário não permitido. Um hipermercado e duas mercearias também receberam notificação por não cumprirem as condutas de combate ao vírus.

Conforme a norma em vigor no município, bares, lanchonetes, pizzarias e sorveterias podem abrir das 10h às 20h para atendimento presencial, inclusive com consumação de lanches no local. Mas, para isso, é necessário seguir as condições previstas no protocolo sanitário específico para o setor (consulte-o abaixo). Ressalta-se que são proibidas a venda de bebida alcóolica para o cliente consumir no estabelecimento e a oferta de entretenimento.

O mesmo protocolo sanitário válido para bares e lanchonetes rege restaurantes e padarias. No caso de restaurantes, o horário de funcionamento segue decreto municipal anterior, o qual prevê abertura das 8h às 16h de segunda a sexta-feira e das 8h às 15h aos sábados, domingos e feriados. Para padarias, não há horário determinado. Em nenhum dos dois locais, pode haver self-service e rodízio.

Outras ocorrências – Durante o fim de semana, nove proprietários de imóveis particulares foram notificados por realização de eventos com aglomeração. Em todos os casos, a Polícia Militar lavrou boletim de ocorrência, discriminando o nome de todos os presentes. Essas ocorrências serão levadas aos Ministério Público, para as medidas jurídicas penais cabíveis, uma vez que essas pessoas estão descumprindo o Código Penal (Artigo 268).

Houve também autuações a estabelecimentos por proibição de funcionamento: sete barbearias e um salão de beleza. Em nenhum caso houve aplicação de multas, pois não eram reincidentes no descumprimento. A partir da segunda vez desobedecendo o mesmo dispositivo, está prevista a multa. No total, foram efetivadas 36 notificações no intervalo de sexta-feira a domingo.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

PROTOCOLO PARA RESTAURANTES, PADARIAS E BARES (disponível no Decreto 4.859/2020)

O funcionamento de bares só está autorizado para servir refeições e lanches.

CUIDADOS RELACIONADOS AOS COLABORADORES/TRABALHADORES

-Colaboradores do grupo de risco¹ devem permanecer em casa e realizar serviço em regime de home-office ou teletrabalho;

-Caso residam com pessoas do grupo de risco, a critério do empregador, realizar preferencialmente serviço em regime de home-office;

-Apresentação de sinais ou sintomas de resfriado ou gripe: afastar imediatamente das atividades presenciais pelo período mínimo de 14 dias, ou mais, no caso persistência dos sinais/ sintomas, até a completa melhora.

(1) Grupos de risco: Idade igual ou superior a 60 anos; Cardiopatias graves ou descompensados (insuficiência cardíaca, cardiopatia isquêmica); Pneumopatias graves ou descompensados (asma moderada/grave, DPOC); Doenças renais crônicas em estágio avançado (graus 3, 4 e 5); Diabetes mellitus, conforme juízo clínico; Doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica; Gestação e Puerpério; Pessoas com deficiências e cognitivas físicas; Estados de imunocomprometimento, devido ao uso de medicamentos ou doenças, incluindo os portadores de HIV/Aids e neoplasias; Doenças neurológicas.

MEDIDAS DE PROTEÇÃO ESPECÍFICAS

-Disponibilizar meios para higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel a 70% com periodicidade mínima de a cada 2 horas, ou a qualquer momento dependendo da atividade realizada ou quando em contato com o cliente, incluindo antes e após a utilizar máquinas de cartões de crédito;

-Orientar a higienização das mãos e antebraços dos manipuladores de alimentos que deve ser realizada com água, sabonete líquido inodoro e agente antisséptico após a secagem das mãos em papel toalha (preferencialmente álcool gel 70% ou outro antisséptico registrado na ANVISA);

-Indicar o uso de toalhas de papel não reciclado e lixeira acionada sem contato manual;

-Fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para a atividade exercida e em quantidade suficiente.

-Caso atividade não possua protocolo específico deverá ser fornecido no mínimo a máscara;

-Providenciar barreira de proteção física quando em contato com o cliente;

-Não utilizar ou compartilhar itens de uso pessoal com os colegas de trabalho, como EPIs, fones, aparelhos de telefone, e outros, fornecendo esses materiais para cada trabalhador;

-Não realizar reuniões presenciais, priorizando reuniões à distância (videoconferência), caso não seja possível, fornecer.

CUIDADOS GERAIS RELACIONADOS AO AMBIENTE DE TRABALHO

CIRCULAÇÃO DENTRO E FORA DO ESTABELECIMENTO

-O acesso ao estabelecimento deverá ser controlado evitando aglomeração;

-Demarcar com sinalização no lado externo do estabelecimento a distância de 2 metros paras as pessoas que ficarem nas filas aguardando para adentrar no estabelecimento;

-Nas áreas de circulação interna dos estabelecimentos sempre demarcar com sinalização a distância de 2 metros que deve ser mantida entre um cliente e outro;

-Demarcar, com sinalização, a circulação interna, com fluxo determinado para a entrada e saída;

-Só permitir a entrada de clientes se estiverem utilizando máscaras, só retirando as máscaras se for alimentar

-Intensificar a higienização dos sanitários existentes, sendo que o funcionário deverá utilizar os equipamentos de proteção apropriados (luva de borracha, avental, calça comprida, sapato fechado).

– Realizar a limpeza e desinfecção das luvas utilizadas com água e sabão seguido de fricção com álcool a 70% por 20 segundos, reforçando o correto uso das mesmas (não tocar com as mãos enluvadas em maçanetas, telefones, botões de elevadores, etc.);

-Manter o ambiente de trabalho com ventilação adequada, sempre que possível, deixando portas e janelas abertas, incluindo áreas de convivência de funcionários, tais como refeitórios de locais de descanso;

-Evitar o uso de ar condicionado;

-Os dispensadores de água que exigem aproximação da boca para ingestão, devem ser lacrados em todos os bebedouros, permitindo-se o funcionamento apenas do dispensador de água para copos.

-Os estabelecimentos deverão fornecer copos descartáveis aos clientes e funcionários. Também é permitido aos funcionários copos ou canecas não descartáveis, desde que de uso individual e higienizadas com regularidade;

-Não oferecer produtos para degustação;

-Caso o estabelecimento possua “Espaço Kids”, o mesmo deve permanecer fechado.

-Oferecer o álcool 70% para os clientes higienizarem as mãos antes e após tocar em máquinas de cartão de crédito, caixas eletrônicos de autoatendimento, entre outros equipamentos;

-Priorizar métodos eletrônicos de pagamento.

ORIENTAÇÕES PARA COLABORADORES/ TRABALHADORES NO AMBIENTE DE TRABALHO

-Intensificar a higienização das mãos e antebraços (água e sabão e/ou álcool a 70%), principalmente antes e depois de manipularem alimentos, após o uso do banheiro, se tocarem o rosto, nariz, olhos e boca e em todas situações previstas no manual de boas práticas do estabelecimento;

-Utilizar os equipamentos de proteção individual disponibilizados pelo empregador, da forma correta, sendo obrigatória a utilização de máscara em todas as atividades;

-Higienizar os equipamentos com álcool a 70% ou conforme orientação do fabricante;

-Não cumprimentar as pessoas, sejam colegas trabalhadores/colaboradores ou clientes, com apertos de mãos, abraços, beijos ou outro tipo de contato físico;

-Ao tossir ou espirrar, deve-se cobrir o nariz e boca com lenços descartáveis;

-Evitar tocar os olhos, nariz e boca durante as atividades de manipulação de alimentos e nos atendimentos dos caixas;

-Manter distância mínima de pelo menos 2 metros, entre os outros colaboradores/trabalhadores e entre estes e os clientes. Quando isto não for possível, utilizar máscara cirúrgica e respeitar a barreira de proteção física para contato com o cliente;

-Manter os cabelos presos e não utilizar bijuterias, joias, anéis, relógios e outros adereços, para assegurar a correta higienização das mãos;

-A utilização de toucas será é obrigatória para atividades que envolvam a preparação de alimentos; – Caso utilize uniforme da empresa, não retornar para casa diariamente

vestindo o uniforme;

-Higienizar com álcool 70% as máquinas de cartão de crédito, computadores, teclados, e outros equipamentos que sejam tocados com frequência, sempre após o uso;

-Intensificar a limpeza das áreas (pisos, ralos, paredes, teto, etc) com desinfetantes próprios para a finalidade e realizar frequente desinfecção, com álcool 70%, de superfícies e utensílios frequentemente tocados como: maçanetas, mesas, balcões, corrimões, interruptores, elevadores, balanças, entre outros (mínimo, três vezes ao dia ou conforme a necessidade);

-Realizar a higienização das mesas antes e após a utilização, ou conforme necessidade;

-Caso apresente febre e/ou sintomas respiratórios, tosse, congestão nasal, dificuldade para respirar, falta de ar, dor de garganta, dores no corpo, dor de cabeça, deve comunicar ao empregador e respeitar o período de afastamento do trabalho, até a completa melhora dos sintomas.

-Este protocolo está em constante atualização, desta forma é necessário acompanhar o site oficial.

ORIENTAÇÕES PARA OS CLIENTES

Essa página deve ser impressa e afixada em local visível no estabelecimento

-Fique em casa sempre que possível.

-Caso tenha sintomas de gripe ou resfriado, não saia de casa!

-Se for do grupo de risco não saia de casa! Peça ajuda a um familiar, amigo ou vizinho sem ter contato físico com a pessoa;

-Utilize máscara, de preferência caseira, durante todo período de permanência fora de casa;

-Se for se alimentar no estabelecimento retire a máscara, sem tocar na parte da frente, acondicioná-la em um saco plástico e recolocá-la assim que terminar de se alimentar;

-Prefira solicitar serviço por delivery, compra por telefone ou internet;

-Permaneça no estabelecimento o menor tempo possível, dessa forma, planeje sua compra antes de sair de casa;

-Sempre fique a uma distância mínima de 2 metros de qualquer pessoa dentro do estabelecimento;

-Realize a higienização das mãos ao entrar e sair do estabelecimento, acessar balcões de atendimento e “caixas”;

-Respeitar a disposição das mesas com distância mínima de 2 m entre elas. Não ocupar a mesma mesa que outros clientes, exceto se forem pessoas que sejam procedentes do mesmo domicílio;

-Evitar rir, conversar, manusear o telefone celular, ou tocar no rosto, nariz, olhos e boca, durante sua permanência no interior do estabelecimento;

-Ao tossir ou espirrar cobrir o nariz e boca com um lenço descartável, descartá-lo imediatamente e realizar higienização das mãos. Caso não tenha disponível um lenço descartável cobrir o nariz e boca com o braço flexionado;

-Ao chegar em casa, higienizar as mãos e antebraços com água e sabão;

-Ao chegar em casa, higienizar adequadamente todos os produtos e as embalagens dos produtos comprados nos estabelecimentos comerciais;

-Não aceitar degustações e evitar consumo de alimentos no estabelecimento;

-Preferencialmente, levar os alimentos para consumir em casa.

ATIVIDADES REGIDAS POR ESTE PROTOCOLO PARA RESTAURANTES, PADARIAS E BARES

Comércio varejista de produtos alimentícios, bebidas e fumo.

Padaria e confeitaria com predominância de revenda.

Comércio varejista de Laticínios e Frios.

Comércio Varejista de Bebidas.

Restaurantes e outros serviços de alimentação e bebidas (restaurantes e similares, lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares).

Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebida, sem entretenimento).

Serviços de Catering.

Bufê e outros serviços de comida preparada.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Autor: Farley Rocha Postado em 06/07/2020
Compartilhe:

20 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Cebolinha | 1 mês atrás

    Supermercado do Marquinho no bairro Ipanema. Total desrespeito com o cliente antes mesmo da pandemia. E agora então... Supermercado que aglomera um bando de homens na porta que constrangem as clientes, fazendo uso de bebida alcoólica, degustando carne vendida lá e som de carro alto. Seu Supermercado será notificado e não demora. Denunciei e continuarei denunciando, quantas vezes forem necessárias. Quando não estão no passeio da casa ao lado estão no passeio da casa em frente. Pense no próximo, garanto que os vizinhos próximos ao seu estabelecimento são do grupo de risco. É seu dever alertar que não devem consumir no local e coibir o uso de clientes sem máscara no seu estabelecimento. Fica esperto. Continuarei te denunciando.

    1 0 Responder

  • Justiceiro | 1 mês atrás

    Bar eu sou contra abrir.mais os outros deveriam funcionar normalmente,pois as contas não param o povo não está se cuidando mesmo.

    3 0 Responder

  • CARREATA DO CORONAVÍRUS | 1 mês atrás

    CADÊ os seguidores do Presidente maluco . Seu Bolsonaro está de coronavírus e deve ter contaminado muitos . Tomara que façam um impechema desse maluco da coroquina . Ai o Presidente será o Hamilton MOURÃO que é uma pessoa inteligente não é idiota igual o Bolsonaro

    5 10 Responder

  • Blade | 1 mês atrás

    Têm que abrir é tudo. Quem for do grupo de risco fica em casa. E quem não for vai trabalhar. Mas claro seguindo todos os protocolos de segurança. Do que adianta não ir trabalhar mas vai fazer farra. Será que o vírus está só no trabalho. Todos sabem o que têm que fazer para previnir. Basta cada um fazer sua parte.

    7 1 Responder

  • Lídia | 1 mês atrás

    A Academia Vassalos na Rua Trinta um de Março está funcionando. Alunos entram e saem sem parar. A porta fica fechada. Depois diz que não sabe pq o vírus está contaminado tanta gente.

    3 2 Responder

  • SALÕES FUNCIONANDO NA PONTO CHIC E ALZINO MARTELO | 1 mês atrás

    SALÕES de beleza funcionando escondido Rua Ponto Chic salão e loja DE roupas em frente o Ferreira . Manicure Unhas Chic . Salão da bia . NA Alzino Martelo salão espaço da mulher em frente a padaria .. Rua da Mata kings cabeleireiros

    7 4 Responder

  • Tiao | 1 mês atrás

    Proíbe a venda de bebidas alcoólicas em geral em todos os estabelecimentos sejam eles supermercados,distribuidoras,disk bebidas e etc,

    4 6 Responder

  • nananinha | 1 mês atrás

    Pra que ficar falando quantidades de bares ....aff... sao só números. Tem é que chegar e fechar, interditar logo, está parecendo briguinha de criança, "Se vc continuar aberto, vou te multar.....volta no mesmo bar, "se vc continuar aberto vou te multar"....aff....... interdita da primeira vez e pronto.... to cansada dessas balelas...

    5 4 Responder

  • Churrasquinho na Ponto Chic | 1 mês atrás

    Cadê a fiscalização a vigilância sanitária o dono do churrasquinho da Ponto Chic não usa máscara . Pega no dinheiro E no churrasco sem lavar as mãos . Nem usa álcool gel . Pode estar passando vírus pras pessoas sem nem ver . Cadê os fiscais de postura os fiscais da vigilância sanitária

    6 3 Responder

  • Chácara do ZE Doía | 1 mês atrás

    Na chácara do ZE Roia ninguém se preocupa com o coronavírus né . É farra toda sexta-feira sábado e domingo. .

    3 6 Responder

carregar mais comentários