Hemocentro de Patos de Minas.

O Hemocentro de Patos de Minas deverá voltar a funcionar ainda esta semana. O Governo de Minas publicou a contratação do médico Carlos Moreira para coordenar a unidade e a Prefeitura informou que vai ceder um de seus profissionais para atuar na unidade. Um terceiro médico ainda está sendo contratado.

O Hemocentro de Patos de Minas interrompeu suas atividades no dia 04 de outubro, depois que a médica que respondia pela unidade saiu. Em nota, a Fundação Hemominas esclareceu que a Portaria 158 do Ministério da Saúde exige a presença de um médico para assumir o cargo de responsável técnico. Sem esse profissional não é possível funcionar qualquer unidade hemoterápica no país.

A paralisação nas atividades do Hemocentro durou 20 dias e trouxe inúmeros transtornos, não só para Patos de Minas como também para outros 32 municípios da região que dependem da unidade. Sem coleta e distribuição de sangue na unidade da Fundação Hemominas, diversas cirurgias que estavam agendadas tiveram que ser adiadas. Pacientes que dependem de procedimentos transfusionais ficaram em risco.

Com a nomeação do médico Carlos Moreira, a expectativa é de que o problema seja resolvido. Outros dois médicos deverão completar o quadro de funcionários da Fundação Hemominas, evitando que situações como esta voltem a acontecer. A expectativa é de que os serviços sejam normalizados esta semana. O Hemocentro de Patos de Minas recebe cerca de 800 doadores por mês.

A Fundação Hemominas adiantou também que, após a reabertura, vai passar a exigir dos hospitais a instalação de uma agência transfusional, como determina a lei. Esta agência testa a compatibilidade do sangue. Atualmente o serviço é feito pelo Hemocentro.

Autor: Maurício Rocha