Cartório Eleitoral de Patos de Minas (Foto: Arquivo Patos Hoje).

Termina nesta segunda-feira (06) o prazo para que os eleitores que faltaram nas últimas três eleições regularizem a situação junto à Justiça Eleitoral. Em Patos de Minas, cerca de 3 mil eleitores estão nesta situação e poderão ter o título cancelado, caso não compareceram ao Cartório Eleitoral ainda hoje.

Estão em débito com a Justiça Eleitoral e com risco de terem o título cancelado, os eleitores que deixaram de votar nas últimas três eleições. A analista judiciária, Chrissy Soares Reis Rosa explica que cada turno é considerado uma eleição. Portanto, estão nesta condição, os eleitores que deixaram de votar para prefeito em 2016 e nos dois turnos para presidente em 2018.

Em Patos de Minas, dos 111.401 eleitores cadastrados 3021 não foram às urnas e nem justificaram ausências nas três últimas eleições e podem ter o documento suspenso. Para regularizar a situação basta comparecer ao Cartório Eleitoral levando o título de eleitor, documento com foto e comprovante de endereço.

Chrissy explica que ao comparecer ao Cartório Eleitoral para regularizar a situação, o eleitor poderá aproveitar para fazer a biometria. O sistema de identificação do eleitor através das digitais ainda não é obrigatório nas duas zonas eleitorais da cidade, mas o procedimento já está sendo feito.

Com o título cancelado, o eleitor pode enfrentar uma série de problemas, ficando um impedido, por exemplo, de obter passaporte ou carteira de identidade, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e até mesmo receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público.