Patos de Minas teve a informação nas últimas horas de que dois casos de coronavírus estão sendo investigados. As duas pessoas, que moram na cidade, vieram de Milão, na Itália. O material foi coletado nessa quarta-feira (11) e quinta-feira (12) e encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias, em BH. A direção de epidemiologia alertou que não há motivo para pânico, mas as pessoas precisam ficar em alerta. Todos os profissionais de saúde da Capital do Milho estão aptos a identificaram os sintomas da doença. Ela ressaltou que, por enquanto, não serão tomadas medidas mais drásticas como suspensão de eventos.

O Patos Hoje conversou na tarde desta quinta-feira (12) com a Diretora de Vigilância Epidemiologia, Geize Marques, que explicou como estão sendo os trabalhos da equipe de prevenção. Segundo ela, todos os profissionais de saúde da cidade, tanto da rede pública quanto da privada, passaram por treinamento e estão aptos a reconhecer os sintomas da doença provocada pelo Coronavírus. Ela destacou que está monitorando e orientando os profissionais com relação aos protocolos que vêm mudando a cada momento nos últimos dias.

Ela também ressaltou as medidas que as pessoas podem tomar para evitar que o vírus se propague na região. “Não há motivo para pânico, e sim de alerta”, disse. Segundo ela, é preciso que as pessoas evitem aglomerações, não compartilhar objetos pessoais, praticar a higiene da tosse, que é cobrir a boca quando for tossir e passar o álcool em gel para fazer a assepsia das mãos. Segundo a diretora, também é importante que as pessoas permaneçam bem alimentadas e procurem fortalecer o sistema imunológico, o que vai evitar os sintomas da doença.

Com relação à suspensão de eventos ou aulas em Patos de Minas, Geize Marques destacou que por enquanto isto não foi proposto. Porém, ela informou que, como a situação está muito dinâmica, mudando dia a dia, pode ser que isso venha a ser alterado nas próximas horas ou dias. Uma nova reunião com o Grupo de Crise está agendada para que sejam definidas novas ações.  “Qualquer nova informação será prestada para a população e vamos manter todos informados”, disse.

Porém já há suspensão de eventos na cidade. O “Aliança pelo Brasil”, com o deputado federal, Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente da República, foi cancelado. O evento seria nesta sexta-feira (13), no DB Eventos, em Patos de Minas.