DCE do Unipam se mobiliza para barrar Projeto de Lei que limita Passe Livre Estudantil

O Projeto limita o Passe Livre nos ônibus do transporte coletivo e atinge em cheio os estudantes do UNIPAM e de todas as instituições de ensino particulares da cidade.

publicado em 03/01/2019, por Maurício Rocha

O DCE argumenta que mais uma despesa pode inviabilizar a conclusão dos estudos para muita gente.

Um Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal encaminhado para a aprovação dos vereadores no final do ano passado tem causado preocupação entre os estudantes do Unipam. O Projeto limita o Passe Livre nos ônibus do transporte coletivo e atinge em cheio os estudantes do Centro Universitário de Patos de Minas e de todas as instituições de ensino particulares da cidade.

Atualmente, todos os estudantes têm passe livre no transporte coletivo urbano. Outras categorias, como idosos e portadores de necessidades especiais também não pagam passagem. O argumento da Prefeitura é que o benefício tem ficado caro demais para os cofres públicos. Somente no ano de 2018, a conta ultrapassa a casa dos R$ 5 milhões.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Vestt branca - especial noticias

Para reduzir os gastos com passagens, o prefeito José Eustáquio elaborou novo Projeto de Lei propondo uma série de mudanças no passe livre. A primeira delas é que os estudantes de escolas particulares deixarão de ter direito ao benefício, com exceção daqueles que possuem bolsas de estudo.

Para o Diretório Central dos Estudantes, a mudança trará ainda mais dificuldades para quem luta para concluir um curso superior. Boa parte dos estudantes do Centro Universitário trabalha para custear as mensalidades. O DCE argumenta que mais uma despesa pode inviabilizar a conclusão dos estudos para muita gente.

Segundo a direção do Diretório Central dos Estudantes, a Lei do Passe Livre já limita os abusos. Hoje os estudantes só podem circular no trajeto de casa para a escola e nos horários de início e término das aulas. Nos finais de semana, feriados e durante as férias, o Passe Escolar também é suspenso.

O Projeto de Lei que limita o Passe Livre será analisado na Câmara Municipal após o recesso parlamentar. O presidente do Diretório Central dos Estudantes, Hugo Campos Lima Silva, tem buscado o apoio dos vereadores para evitar a aprovação do Projeto. Na manhã dessa quarta-feira (02), ele se reuniu com o vereador Braz Paulo.

Autor: Maurício Rocha Postado em 03/01/2019
Compartilhe:

67 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Sincera | 2 meses, 1 semana atrás

    Acho engraçado esse povo reclamando que os alunos do UNIPAM vão para barzinhos e festas, garanto que quando eram jovens não saiam dos bailes do PTC e outros que tinham na cidade, a única diferença de vcs com os alunos do UNPAM é que eles estudam para garantir um futuro melhor, ninguém é de ferro, o que que tem tomar uma cervejinha as vezes. Claro que não estou generalizando, pois tem muito alunos que só querem farra, por isso sou a favor de uma pesquisa de renda por parte da prefeitura e da PB para proporcionar o passe livre só a quem merece

    4 1 Responder

    SINCERO - 2 meses, 1 semana atrás

    Senhora Sincera, só que na nossa época, não abusávamos de dinheiro público. Cada um pagava a sua passagem. Quem morava mais longe e não tinha dinheiro, ia de bicicleta.

    2 0

  • Renata | 2 meses, 1 semana atrás

    Sei que não tem nada haver mas queria o telefone daquele moço novinho quê trabalha lá na antiga rodoviária, bonitinho e muito prestativo ????

    13 0 Responder

    Marília - 2 meses, 1 semana atrás

    O cel eu não tenho mas acho que ele se chama yago. .. Mas acho que não é tão novo não, lembro dele quando era cobrador. Hahha

    6 1

    Bruna - 2 meses, 1 semana atrás

    Ele é muito sério, mas uma pessoa muito alegre. Minha vó adora ele.

    3 1

    Gustavo - 2 meses, 1 semana atrás

    Assunto é sério e vocês com assanhamento pra cima do funcionário. Depois reclama de assédio.

    0 10

  • Deixa de fazer festas | 2 meses, 1 semana atrás

    É só o DCE pegar o dinheiro que a instituição repassa pra eles e comprar passes em vez de fazer festa. É muita hipocrisia.

    8 5 Responder

  • Justo | 2 meses, 2 semanas atrás

    O transporte publico nao sai gratis pra o trabalhador que ganha um salario ,porque estudante tem que andar de boa sem Pagar nada ?

    12 5 Responder

  • Paulo Guedes | 2 meses, 2 semanas atrás

    As faculdades devem financiar o transporte dos alunos, afinal de contas não sabem mais nem onde por dinheiro. Quem quer aluno, paga o transporte.

    20 6 Responder

  • Paulo Eustaquio | 2 meses, 2 semanas atrás

    Primeira coisa fazer uma nova licitação, fora pássaro branco ... Segundo cidade não suporta bancar ônibus para gente rico e sim os que realmente não consegue pagar. Terceiro está empresa que nada faz para o bem da cidade bancar parte destes passe escolar chegou a hora de contribuir. FIM DO MONOPÓLIO DO TRANSPORTE PÚBLICO.

    16 2 Responder

  • Pandora | 2 meses, 2 semanas atrás

    Isso ai, vamos fiscalizar esse Prefeito. Saudades do Pedro Lucas! Volta Xará!

    9 19 Responder

  • Magic Weed | 2 meses, 2 semanas atrás

    Tem treta nisso aí, porque não pegam o dinheiro das multas e pagam aquilo que falta. Quem não pode sair prejudicada é a população estudantil, parabéns DCE e Câmara Municipal, continuem de olho!

    7 6 Responder

    Informada - 2 meses, 2 semanas atrás

    Vc está mto desinformada. Não pode desviar verba de trânsito para passe escolar!!!!

    7 5

  • Bolsonaro 2022 | 2 meses, 2 semanas atrás

    Rapa mas que coisa boa esse Vereador aí tá de parabéns, mas me pergunto. Onde estão os outros? Pelo menos o que votei está trabalhando, fiscaliza aí Braz Paulo!

    3 15 Responder

    Sofredor - 2 meses, 1 semana atrás

    Na minha modesta opinião o prefeito esta certo se pode pagar uma escola particular pode pagar o transporte ficar tirando dinheiro da saúde, educaão pra bancar filhinho de papai que estuda em escola particular ta mais de que errado.. Agora os estudantes da rede publica tanto da rede estadual como da rede municipal merecem o passe livre.. A passaro branco deveria fiscalizar os alunos porque ninguem suporta a falta de educação dos alunos dentro dos onibus ou mulecada mal educada. quem fazer bagunça dentro do coletivo perder o passe livre... Principalmente do estadual e do Marcolino ..

    4 3

    Joana - 2 meses, 1 semana atrás

    Nem todos são filhos de papai, muitos são pobres e estão lutando para um futuro melhor, e realmente um gasto a mais pode impedir o sonho da pessoa!

    2 1

  • Jhon | 2 meses, 2 semanas atrás

    Encerrando o assunto , O PASSE LIVRE É PARA TODOS , para os idiotas que insistem em não entender .....O PASSE LIVRE É UMA DS MAIORES CONQUISTAS DOS ESTUDANTES BRASILEIROS.....

    11 11 Responder

carregar mais comentários