Contabilistas e lideranças do município participam de lançamento do VAF 2014

A iniciativa da Prefeitura de promover a solenidade foi para alertar as empresas sobre a importância da apresentação do VAF.

publicado em 13/05/2014, por 1



Autoridades, lideranças e profissionais do setor de contabilidade de Patos de Minas se reuniram na manhã desta terça-feira (13) no auditório da CDL.
 
Autoridades, lideranças e profissionais do setor de contabilidade de Patos de Minas se reuniram na manhã desta terça-feira (13) no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas para o lançamento do VAF 2014. A iniciativa da Prefeitura de promover a solenidade foi para alertar as empresas sobre a importância da apresentação do Valor Adicionado Fiscal – VAF.

A apuração do VAF é de responsabilidade do Estado, mas as Prefeituras tem interesse, já que o Valor Adicionado Fiscal é o que determina o percentual que o município irá receber anualmente de ICMS, a segunda maior receita da Administração Municipal, só perdendo para FPM, que é repassado pelo Governo Federal.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

No ano passado Patos de Minas recebeu R$ 36 milhões de ICMS. Este ano a previsão é que o Governo do Estado repasse para a Prefeitura o valor de R$ 42 milhões. Esse aumento foi proporcionado pelo crescimento surpreendente que a economia do município registrou em 2012, que foi de 23%, segundo Rone Lima, coordenador do VAF.

De acordo com Rone Lima, o setor do agronegócio apresentou crescimento surpreendente naquele ano. Além disso, empresas como CEMIL e SUINCO conseguiram aumentar muito suas participações no mercado. Questionado sobre a participação da Predilecta, Rone explicou que o movimento da empresa só começará a fazer efeito nos repasses para o município em 2015.

Garantir os repasses em ICMS para o município é só um dos fatores que levam as empresas a apresentarem a Declaração do VAF. As informações são obrigatórias e a empresa que deixar de cumprir com esta obrigação sofrerá penalidades. O prazo para entrega da declaração do VAF termina no dia 31 deste mês.

Autor: Farley Rocha

Autor: 1 Postado em 13/05/2014
Compartilhe:

0 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.