Construção histórica de uma piscina de Olegário Maciel é descoberta em Patos de Minas

A entrada do teatro está localizada na área que abrigava, antigamente, o quintal da Casa de Olegário Maciel.

publicado em 24/04/2018,


Foi encontrados vestígios de azulejos de uma antiga piscina da residência do ex-presidente de Minas Gerais.

Reportagem atualizada às 14h32 desta quarta-feira (25) 

Uma construção histórica foi descoberta durante a reforma do Museu da Cidade Patos de Minas, Casa de Olegário Maciel (MuP). Com as obras de restauração e reforma do Teatro Municipal Leão de Formosa, foram encontrados vestígios de azulejos de uma antiga piscina da residência do ex-presidente de Minas Gerais.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

Ao abrirem um buraco no pátio que dá acesso ao Teatro Municipal, os funcionários da empresa contratada para a execução da reforma encontraram azulejos da piscina que havia sido construída pela sobrinha de Olegário Dias Maciel, Dóris Tormim, há mais de cinquenta anos. No atual local, onde hoje é a entrada do teatro, localizava-se o quintal da Casa de Olegário Maciel.

Tanto o Teatro Leão de Formosa quanto na Casa de Olegário Maciel, onde hoje funciona o Museu da Cidade de Patos de Minas, passam por reforma na infraestrutura, nas instalações hidráulicas e elétricas, desde fevereiro deste ano, para melhorar no atendimento ao público e a estrutura das construções.

O investimento nas melhorias propostas e necessárias nos locais está sendo pago pelo Fundo Municipal de Patrimônio Cultural. O valor total da obra é de R$ 182.112,04.

Segundo o diretor de Patrimônio Histórico, Geenes Alves, como o projeto atual não previa a estrutura encontrada, ela foi tampada novamente, devido sua localização, já que está à frente do teatro. "Neste momento não será feita nenhuma intervenção para que a piscina fique à mostra, mas esperamos que, futuramente, ela possa ser restaurada, dentro de um outro projeto, para a preservação da memória e história de Patos de Minas", esclareceu Geenes.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas 

Imagens atualizado em 24/04/2018 • 3 fotos

Postado em 24/04/2018
Compartilhe:

69 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • silva | 1 ano, 6 meses atrás

    minha casa também é uma construção histórica, tem mais de 50 anos.

    0 0 Responder

  • Realidade | 1 ano, 6 meses atrás

    O cara foi um coronel político terrível pra patos, Mas tem uns desinformados fazendo propaganda positiva dele na prefeitura. tinha era que derrubar essa casa desse verme que atacava constantemente os cofres da Câmara Municipal de Patos.

    4 3 Responder

    Servidor - 1 ano, 6 meses atrás

    Querendo ou não, goste ou não, essa é nossa história e não deve ser negada, deve ser pesquisada e devemos aprender com os erros do passado pra não cometê-los novamente, pra isso que serve a "história", é uma ciência. Agora, essa piscina aí não tem nada de história nela, nada pode ser aprendido disso aí, marketing cultural, se é que existe isso, se não existe, acabaram de inventar.

    1 2

  • Veizin capador de galos da Boassara | 1 ano, 6 meses atrás

    Deve ter muitas ossadas de adversários políticos enterrados nessas imediações aí! Se ficar fuçando nisso aí vai dar merda. Esse Olegário atrapalha o desenvolvimento de Patos de Minas até hoje! Isso foi a pior coisa que já apareceu aqui em Patos.

    7 2 Responder

  • DLC | 1 ano, 6 meses atrás

    Tô até imaginando ir ao teatro e ter que dar a volta pela lateral da piscina... :joy: :joy: :joy: :smirk:

    4 0 Responder

  • REALIDADE | 1 ano, 6 meses atrás

    Vamos ser mais objetivos, pra que essa preocupação com piscina bagaço velho, gente estamos em que planeta mesmo, o Zé Povinho de Patos gosta de uma matéria, pra que serve isso, mas que sítio arqueológico heim ? Que bosta Que merda !!!!!. Como se diz: Terremoto no Japão ecoa de Patos ao Aragão. kkkkkkkkk

    6 5 Responder

  • Marcelo Odebrecht | 1 ano, 6 meses atrás

    Será qual construtora fez essa piscina para o Coronel? Será que foi pagamento de propina? É provável.

    7 2 Responder

  • russonow | 1 ano, 6 meses atrás

    ESSA DESCOBERTA QUAL RELEVÂNCIA TEM ???? PARA HUMANIDADE ????????

    8 5 Responder

  • Demorou! | 1 ano, 6 meses atrás

    Não demorou e a turma desocupada do patrimônio histórico já quer aparecer! Como dizem por aí... " eita povinho sem serviço!

    12 2 Responder

  • umberto | 1 ano, 6 meses atrás

    o MP e o IBAMA vão interditar até saber qual o dinossauro que tomava banho alí

    21 2 Responder

    Patense - 1 ano, 6 meses atrás

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    0 0

  • Roberta | 1 ano, 6 meses atrás

    A politica no Brasil é uma verdadeira utopia, o povo morrendo por falta de atendimento medico, morrendo por falta de segurança publica, criança sendo transportadas em pau de arara e os políticos preocupados com patrimônio histórico, gastando dinheiro que não tem com o que não é prioridade, parece o sujeito que tem um carrão mas não tem onde morar, ou melhor tem um carrão mas não consegue abastecer. Tá na hora de parar de fazer propaganda e aplicar o dinheiro publico onde realmente melhorara a condição de vida do cidadão, patrimônio pulico deve ser preservado sim mas se o cidadão tiver uma condição minima de vida, gastar com patrimônio histórico numa crise dessa é vestir roupa limpa sem tomar banho.

    18 0 Responder

carregar mais comentários