Falando sobre felicidade, alegria, amor e ética o palestrante arrancou aplausos da plateia que lotou o Paiolão.

O professor Clóvis de Barros Filho foi o palestrante da noite dessa terça-feira (18) no Congresso Mineiro de Empreendedorismo- COMINE 2016. Falando sobre felicidade, alegria, amor e ética, o palestrante arrancou aplausos da plateia que mais uma vez lotou o Paiolão. A descontração do professor foi um dos pontos de maior elogio.

Sem cumprimentar a plateia, Clóvis subiu ao palco e foi direto para o púlpito, onde só ele e o microfone, mostrou porque é considerado atualmente um dos três melhores palestrantes do Brasil. Primeiro, ele falou sobre felicidade. Para isso, ele citou o filósofo Platão o qual fala que a felicidade está em conseguir aquilo que gostaria de ter.

Complementando, ele diz que é “o pleno desabrochar da natureza de quem vive”. Para explicar melhor, ele cita a metáfora da goiabeira. Quando esta árvore frutífera nasce, cresce, floresce e dá frutos, ela está conquistando a felicidade. “Essa é a vida de sucesso. Perseguir aquilo que deseja. A felicidade está no trabalho. Ela deve estar no instante”, contou.

Com várias brincadeiras e piadas, o professor cita a própria vida para que as pessoas entendam o que é felicidade. Ele contou que foi apenas aos 13 anos que sentiu felicidade. Isso aconteceu durante a apresentação de um trabalho na escola. "Foi ali que percebi o que desejava para a vida. Foram instantes que não queria que acabassem nunca”, disse.

Clóvis também fala do amor. Segundo ele, a iniciativa de fazer algo valoroso para outra pessoa é o que realmente importa. “O amor, como vivido por Jesus, vale mais do que a vida. O trabalho é isso. É proporcionar um ganho para outra pessoa. Dê causa ao sorriso de uma criança amada que você perceberá isso”, argumentou.

E não parou por aí. De uma forma bastante descontraída e parando algumas vezes apenas por causa dos aplausos, Clóvis falou sobre a alegria que seria a procura por “mundos” que aumentam a energia de si. No entanto, nesse caso, na maioria das vezes, isso não pode ser controlado. A alegria depende também de tudo que nos cerca.

O professor ainda fala sobre ética que é a busca pela preservação da convivência. “Você deve ser fiel aos valores que respeita”, contou dando um exemplo de um convite que recebeu para fazer uma palestra, mas lhe foi pedido para "pegar leve nos palavrões”. “Todos que me conhecem sabem que sou assim, não posso trair essas pessoas”, afirmou.

Ao final da palestra, voltando na felicidade, ele reafirmou que ela está quando desejamos que o instante nunca acabe. “Espero ter proporcionado um pouco disso para vocês”, concluiu. Os presentes nesse momento ficaram de pé para homenagear o palestrante. Não teve quem não elogiasse a performance do professor.

A 13ª Edição do Comine tem mais uma palestra na noite desta quarta-feira (19). Rafael Baltresca será o palestrante da noite. O facilitador e hipnólogo corporativo deve fazer algumas mágicas na plateia. O conhecimento de Rafael em comportamento humano, artes mágicas e hipnose resultam em mensagens motivadoras e inspiradoras.

Autor: Farley Rocha