Capitalismo faz "mais mal do que bem", aponta pesquisa global

“As pessoas estão questionando nesse ponto se o que temos hoje, e o mundo em que vivemos hoje, é otimizado para que eles tenham um bom futuro.”

publicado em 20/01/2020,


A maioria das pessoas em todo o mundo acredita que o capitalismo em sua forma atual está fazendo mais mal do que bem, de acordo com uma pesquisa divulgada antes da reunião desta semana em Davos de líderes políticos e empresariais.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

Este ano foi a primeira vez que o “Edelman Trust Barometer”, que há duas décadas pesquisa dezenas de milhares de pessoas em suas instituições centrais, buscou entender como o próprio capitalismo é visto.

Os autores do estudo disseram que pesquisas anteriores mostrando um crescente sentimento de desigualdade os levaram a perguntar se os cidadãos estavam começando a ter dúvidas mais essenciais sobre as democracias capitalistas do Ocidente.

“A resposta é sim”, afirma David Bersoff, pesquisador principal do estudo produzido pela empresa de comunicações norte-americana Edelman.

“As pessoas estão questionando nesse ponto se o que temos hoje, e o mundo em que vivemos hoje, é otimizado para que eles tenham um bom futuro.”

A pesquisa contatou mais de 34.000 pessoas em 28 países, desde democracias liberais ocidentais, como Estados Unidos e França, até aquelas baseadas em um modelo diferente, como China e Rússia, com 56% concordando que “o capitalismo como existe hoje faz mais mal do que bem no mundo”.

A pesquisa foi lançada em 2000 para explorar as teorias do cientista político Francis Fukuyama, que após o colapso do comunismo declarou que a democracia capitalista liberal havia eliminado ideologias rivais e, portanto, representava “o fim da história”.

Fonte: Reuters

Postado em 20/01/2020
Compartilhe:

12 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Sapiens | 2 meses, 2 semanas atrás

    Homem primata, capitalismo selvagem...

    1 1 Responder

  • cidadã | 2 meses, 2 semanas atrás

    Nossa... Bom mesmo deve ser o socialismo né?! vejam na Venezuela que maravilha.... que ditadura linda, e como o povo esta feliz la!

    4 9 Responder

  • Na Real | 2 meses, 2 semanas atrás

    O capitalismo só é selvagem quando entra o spread bancário... aí ele passa de selvagem! Mas você ficar atrelado em pesquisa que foi apresentada, por esquerdista em "Davos", é a mesma coisa que levar o inferno para o "Céu"! Todo comunista ou socialista, diz que vai dar almoço de graça para todo o mundo, mas isto não existe, tudo na vida tem um custo! O "Dinheiro Publico", não é publico, o cidadão que pagou os impostos são os dono do dinheiro!

    2 4 Responder

  • Riala Mafon | 2 meses, 2 semanas atrás

    Se o Estado aplica 1 bilhão para um rico esse montante vira apenas aplicação, não gera riquezas para a sociedade como casas. escolas , hospitais etc. Mas se se o Estado aplica 1 bilhão nas mãos de pobres vira consumo e esse um bilhão gira a economia fazendo muitos consumirem e no percurso gera riquezas e impostos para o governo que no frigir dos ovos, recupera esse um bilhão novamente num economia dinâmica onde muitos ganham e compram e todos pagam impostos. Não é o 'RENTISMO' das Bolsas de valores, onde se concentra o chamado capital vadio onde poucos lucram e nada de gerar riquezas. Será que não está na hora de acabar com as Bolsas de Valores, onde é um ninho ratos apenas especulando enquanto a maioria se agoniza em busca da sobrevivência ??? Uma terceira via tem que ser encontrada, pois o Comunismo é uma bela Utopia, inatingível e o Capitalismo é um Selvagem que tem que ser abatido.

    11 7 Responder

    Bira - 2 meses, 2 semanas atrás

    Essa terceira via existe se Keynesianismo , que prescreve uma economia administrada estatal, uma simbiose de estado e iniciativa privada

    3 0

    Riala Mafon p/ Bira - 2 meses, 2 semanas atrás

    Como uma medida mais apropriada aos pobres o Keynesianismo pode ser uma medida já conhecida até que se encontre um remédio mais eficaz para o movimento dessa fórmula Y = C + I + G + (X - Q) encontrada por John Maynard Keynes. Uma coisa vc está certo, o neoliberalismo como modelo empregado no "LABORATÓRIO" chileno por Paulo Guedes é uma falência anunciada à conta gotas. A ausência do Estado para um país de economia predominantemente pastoril não funciona.

    0 0

  • Edu | 2 meses, 2 semanas atrás

    Lista de países mais pobres do mundo (menor IDH): Burundi, Malawi, R.C Africana, Liberia, Niger, Madagascar, R. D. Congo, Gambia, Moçambique, Guiné, Serra Leoa... Tudo Capitalista. Más os estudiosos de Zap Tiozão acham que só existe pobreza na Venezuela.

    10 7 Responder

  • Marcela | 2 meses, 2 semanas atrás

    As pessoas que apóiam o socialismo, Deviam morar pelo menos um ano na Venezuela, Cuba, koreia do Norte, e só depois vir comentar pra nós.

    8 8 Responder

    Francisco - 2 meses, 2 semanas atrás

    Por quê não na China? Falar de países que sofrem embargos comerciais absurdos há décadas é fácil. Da mesma forma, você poderia dizer que os pobres capitalistas poderiam mudar para a Argélia, Congo, Senegal, Síria, etc. São todos países capitalistas. Sem sentido sua proposta.

    4 2

  • Ricardo | 2 meses, 2 semanas atrás

    Chernobyl foi um ótimo exemplo de como socialismo é bom.

    10 6 Responder

    Bira - 2 meses, 2 semanas atrás

    E Hiroshima um exemplo do que capitalismo é capaz!

    6 1

    Francisco - 2 meses, 2 semanas atrás

    A Argélia é um exemplo mais recente do que o capitalismo pode fazer aos povos e nações.

    3 1