Agência da Caixa Econômica Federal de Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje/Ilustração )

O ministro Bruno Dantas tornou pública a lista produzida pelo TCU que contém os candidatos que declararam patrimônio igual ou superior a R$ 300 mil e que receberam alguma parcela do auxílio emergencial até julho de 2020. É possível verificar também casos em que o patrimônio declarado do candidato supera 1 milhão de reais.

A lista mostra dois candidatos a vereador de Patos de Minas que teriam recebido o auxílio emergencial,  Sebastião Geraldo da Silva e Ana Beatriz de Castro Alves Savassi. Aninha é filha da vereadora, ex-prefeita e atual candidata a prefeita de Patos de Minas, Beia Savassi e, segundo o TCU, a inclusão do benefício pode ter sido indevida.

Aninha Savassi se manifestou sobre o caso. Ela disse que realmente fez o cadastro para receber o auxílio emergencial porque, na época, estava desempregada e pensou que se enquadraria nas regras do benefício. O cadastro foi aprovado e o dinheiro chegou a ser depositado. Entretanto, depois de buscar mais informações, ela disse ter percebido que o auxílio era para pessoas mais necessitadas e devolveu os valores integrais.

“Meu erro foi ter feito o cadastro, uma vez que, apesar de estar desempregada na época e ter entendido que todo desempregado poderia requerer, reconheci que não me encaixava no perfil do programa, pois existem pessoas que precisam mais que eu. Essa é verdade dos fatos”, explicou a candidata mostrando os comprovantes de devolução dos recursos.

A lista disponibilizada contém o cruzamento de dados realizado pelo TCU e o cruzamento realizado pelo Ministério da Cidadania. O Ministério da Cidadania deliberou pelo cancelamento de todos os benefícios detectados pelo TCU, sem prejuízo da possibilidade dos beneficiários contestarem nos canais adequados.

O órgão destacou, no entanto, que os resultados são apenas indícios de renda incompatível com o auxílio emergencial.