No meio urbano, a campanha terá início no dia 27 de julho.

Nessa segunda-feira (1º), a Prefeitura de Patos de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância em Saúde e Centro Municipal de Controle de Zoonoses, iniciou a Campanha Antirrábica 2019 para cães e gatos no meio rural. Neste ano, a expectativa é de que sejam vacinados aproximadamente 25 mil animais em todo o município.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.

A doença é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

No meio rural, serão quatro equipes realizando a vacinação, iniciando pelas regiões de Bom sucesso, Extrema e Serra da Quina. No meio urbano, a campanha terá início no dia 27 de julho e será organizada em quatro etapas: cada etapa contemplará bairros específicos da cidade e ocorrerá em data previamente determinada. As datas para cada uma dessas etapas são:

1ª etapa: 27 de julho

2ª etapa: 10 de agosto

3ª etapa: 24 de agosto

4ª etapa: 31 agosto