Câmeras capturam mais de 5 mil relâmpagos no céu de Patos de Minas durante a noite

No entanto, o fenômeno não seria algo inédito, se tratando de descargas elétricas formadas pelas temerosas cumulus nimbus.

publicado em 18/11/2020, por Farley Rocha


A chuva que caiu durante a noite em Patos de Minas foi carregada de relâmpagos. Um morador do Jardim Califórnia gravou um vídeo nessa terça-feira (17) questionando a ocorrência de clarões com mesma intensidade, local e frequência. No entanto, o fenômeno não seria algo inédito, se tratando de descargas elétricas formadas pelas temerosas cumulus nimbus. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Clinica Medic Imagem

O operador das câmeras da BRAMON, Ivan Donizete Soares, informou que os clarões se tratavam de descargas elétricas, formadas pelas temerosas cumulus nimbus. Segundo ele, estas formações são bastante estudadas durante o curso de aviação pela sua capacidade de derrubar aeronaves. “São bastante características e suas descargas são poderosíssimas, podendo acumular toneladas de água em seu interior.

Eles chegam a 10 km de altura. Uma nuvem desta dimensão, mesmo estando distante, deixa suas áreas mais altas expostas por quilômetros de extensão”, disse. 
Ivan explicou que o horário do vídeo coincide com o que foi registrado pelo canal 13 do satélite GOES do INPE- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Segundo os dados, havia a formação de tempestade sobre Patos de Minas no horário registrado.  Ivan ainda recorreu às imagens das câmeras da Bramon que registraram a ocorrência de mais de 5000 capturas de relâmpagos em todas as câmeras. 

As imagens das câmeras da Bramon mostram formações na cor rosa, significando topos ainda mais frio, gerando áreas de convecção e bastante descarga elétrica. Apesar de não ser inédito, os clarões no mesmo lugar e com frequência semelhante chamam a atenção. No vídeo, o morador Paulo Duarte mostra que em outras partes da cidade não há os mesmos clarões. 

Autor: Farley Rocha Postado em 18/11/2020
Compartilhe:

7 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Eu | 1 semana atrás

    Na verdade foram no total 5327 raios. Tava na sacada da minha casa e consegui contar todos eles precisamente!

    7 1 Responder

    Você - 1 semana atrás

    Sr. Eu você está errado eu contei mais de duas vezes e só deu 5326

    2 0

  • Chicão justiceiro | 1 semana atrás

    Mas tinha alguém contando? Existe margem de erro, ficou algum fiscal olhando quem tava contando? Pergunta lá no posto ipiranga não vale

    3 1 Responder

  • felipe | 1 semana, 1 dia atrás

    Neiiiiiiiiva do ceu. Meeeoo Deoooss.

    1 0 Responder

  • Ricardo | 1 semana, 1 dia atrás

    Isto é Thor botando pra quebrar com o Loki.

    13 1 Responder

  • Rodrigo | 1 semana, 1 dia atrás

    Mas será que essa conta bate ? 5 mil.. Quantos por cento pra baixo e para cima ? Sei não em



    3 6 Responder

  • Pirilampo | 1 semana, 1 dia atrás

    São Pedro tá "encaiado" tem que tomar um laxante pra ver se deságua tudo aqui pra baixo...kkk

    9 42 Responder