Aumento dos casos de coronavírus na região preocupa autoridades de saúde de Patos de Minas

A cidade é referência para mais de 30 municípios da região e os casos mais graves, que precisarem de internação, deverão ser encaminhados para cá.

publicado em 31/05/2020, por Maurício Rocha


Imagem Ilustração.

O aumento surpreendente no número de casos confirmados de coronavírus na região tem causado preocupação nas autoridades de saúde de Patos de Minas. A cidade é referência para mais de 30 municípios da região e os casos mais graves, que precisarem de internação, deverão ser encaminhados para cá, onde existem apenas 17 leitos de UTI destinados para pacientes de Covid-19.

A situação que mais chama a atenção é a de Unaí. O boletim divulgado no sábado (30) mostrava a cidade com 203 casos confirmados, quase quatro vezes mais do que Patos de Minas. O índice que já era alarmante trouxe mais preocupação após os resultados dos testes em funcionários de uma empresa chinesa que atua no município. Mais de 160 trabalhadores testaram positivo para o novo coronavirus.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

Em nota, a empresa Long Ping High-Tec, especializada na produção de sementes de milho, informou que todos os profissionais estão bem e cumprindo isolamento. A empresa informou que cumpre todos os decretos municipais e que não mede esforços para preservar a saúde de seus funcionários e da população de Unaí. A nota diz ainda não ser possível identificar como ocorreu a contaminação tendo em vista que os funcionários estão em Unaí desde o início do mês de abril.

Outra cidade que preocupa é Serra do Salitre. Com apenas um caso confirmado até então, a vizinha cidade viu o número de casos explodir depois que o integrante do alojamento de uma empresa  testou positivo. Em nota a Secretaria Municipal de Saúde informou que a empresa foi fechada e que os funcionários foram submetidos a teste rápido. Dos 208 profissionais, pelo menos 22 testaram positivo para coronavirus.

Das 17 vagas de UTI destinadas aos pacientes de Covid-19 da região apenas cinco estão ocupadas, mas diante do crescimento no número de casos confirmados, autoridades de saúde já se mobilizam para aumentar o número de vagas destinadas aos pacientes com coronavirus. A reportagem do Patos Hoje apurou que a intenção é credenciar mais 10 leitos de UTI em Hospital particular para atender os pacientes de Covid-19 caso seja necessário.

Autor: Maurício Rocha Postado em 31/05/2020
Compartilhe:

66 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Roberto Filho | 2 meses, 1 semana atrás

    O país nessa situação e o presidente não dá o mínimo exemplo. Não sei onde vamos parar! Mais de 20.000 mortes e o animal diz: E daí?

    137 105 Responder

    Luzo - 2 meses, 1 semana atrás

    - E daí? (disse um) - Muito bem! (disse outro).

    2 23

    Justiceiro - 2 meses, 1 semana atrás

    Seu animal, ele disse: "e daí?" Foi no contexto de entrevista. Vc por acaso assiste as entrevistas no palácio da Alvorada que ele dá? O tempo todo globo e extrema imprensa pressionam ele com perguntas exdrúxulas!

    15 35

    Ducktales - 2 meses, 1 semana atrás

    Que os gados dele sejam os primeiros a morrer.Seleçao natural

    16 31

    Olavo de Cavalo - 2 meses, 1 semana atrás

    Nos países onde há a preocupação com as empresas e com os trabalhadores, o governo bancou os salários e ajudaram as empresas para que não tenham prejuízos. No Brasil deram 1,2 trilhões para os bancos e 600 reais para autônomos, muito pouco para um dos países mais ricos do mundo. Não temos governo, só um bando de corruptos (incluso as forças armadas) lutando por verbas. Essa semana ele conseguirá cumprir a meta de matar 30 mil brasileiros.

    14 6

    Luiz - 2 meses, 1 semana atrás

    Se fosse seguir exemplo de presidentes hoje eu seria ladrão ou estoquista de vento. Exemplo a gente segue de casa. E daí?

    19 15

  • Zezinho | 2 meses, 1 semana atrás

    Patos está uma vergonha no centro da cidade a movimentação está maior do que quando se podia andar normalmente várias pessoas sem máscara a população de patos e da região deveria se conscientizar pois não está de brincadeira não .Deveria criar outro decreto que impede andar sem máscara na rua e se sair sem multa .

    87 15 Responder

    Indignado - 2 meses, 1 semana atrás

    Agora é tarde amigo ,decreto nenhum segura mais o Covid.

    4 1

    Kkkkk - 2 meses, 1 semana atrás

    Ou vc é aposentado, preguiçoso e NÃO gosta de trabalhar ou muuto rico, essa é a opinião do "fique em casa".

    3 7

    Patense - 2 meses, 1 semana atrás

    Concordo com vc. Só que não tem fiscalização e a população não tem consciência. A única coisa que eles estão fiscalizando e multando são os carros que estão estacionados sem pagar zona azul. E o pior que não tem ninguém lá pra vender a zona azul. Uma vergonha prefeitura! Estão mais preocupados em fiscalizar os carros que as pessoas sem máscara.

    4 3

  • deus | 2 meses, 1 semana atrás

    preocupa nada so fecha a porcaria das saidas da cidade fais bloqueio sanitario almenta o horario de funcionaento dos bancos e otericas pra nao dar filas não deixa os comercios desnecessarios abrirem ai mais nos precisa trabalhar era pra gente ja estar ao normal se tivese feito isso deis dos primeiros casos agora é fodase

    80 38 Responder

    Complicado - 2 meses, 1 semana atrás

    Em Patos propriamente AINDA não é alarmante, o foda é ser referência regional termos um pouco mais de "estrutura" e as cidades vizinhas não colaborarem no isolamento... Aqui em patos por mim deixava só farmácia, açougue, mercado e bancos com horários estendidos, e hospitais obviamente, de resto fechava tudo por 20 dias inicialmente

    21 4

  • Preocupado | 2 meses, 1 semana atrás

    Não sei porque o alarde porque sempre que via o Prefeito José Eustáquio tanto no Rádio ou televisão que Patos de Minas estava preparada e as verbas ?? Um telefonema para o Governador Zema talvez resolva o nosso problema ,ele disse em rede Nacional que está pronto pra atender as cidades que precisar .Fica a Dica.

    77 19 Responder

    Eu - 2 meses, 1 semana atrás

    Grande caso é que patos tá parada e cidades vizinhas em pleno funcionamento e depois surgem os casos vizinhos e nós pagamos pelo os erros dos vizinhos.

    20 11

    Ducktales - 2 meses, 1 semana atrás

    Desde quando o que Zema fala se.leva a sério?kkkkkk Chico bento de Minas piada

    18 25

  • Corona Rules | 2 meses, 1 semana atrás

    Para a galera do #FiqueEmCasa, tem que ficar mesmo, afinal, o vírus vai embora e a Vacina vai ser rápida, o que vale uns 5 anos de confinamento doméstico? O Primeiro Vírus Chinês SARS de 2003 e o segundo vírus Chinês MERS de 2012 não têm vacina até hoje, mas o que são 17 anos de #FiqueEmCasa, a União Européia é que são um bando de Ignorantes voltando inclusive o turismo e falando que acha pouco provável uma vacina antes de 5 anos. A Europa inteira já percebeu que irão passar fome se ficarem trancados para sempre (Bando de ignorantes né?). Pois, concluindo, continuem assim, fechados em casa vendo Rede Globo e tendo problemas psiquiátricos, Ah e para quem for criticar, a parte dos problemas psiquiátricos, a própria OMS diz para não ficar preso à notícias ruins toda hora porque abaixa a imunidade, mas isso a globo não mostra.

    68 6 Responder

    Alexandre - 2 meses, 1 semana atrás

    Ou, se eu pudesse te dava um abraço agora! O MELHOR COMENTÁRIO DE TODOS OS TEMPOS! VALEU!

    29 4

    Kk - 2 meses, 1 semana atrás

    Existem outras opções que não a Globo. Tem NTV e tem Band, e Cultura.,todos canais livres. .

    9 11

  • Adriana Sousa | 2 meses, 1 semana atrás

    Jura que vcs estão preocupados????? Não quiseram abrir comércio? Então. Não continuam idolatrando um Presidente da República completamente despreparado e louco, e que sempre foi contra o isolamento social? Então. Não querem continuar fazendo festinhas, saindo nas ruas sem máscaras, indo pras casas de parentes e achando que aqui nunca terá pico como em cidades grandes? Então. Não era vcs que diziam que o isolamento ia levar o Brasil a uma crise enorme e o povo morreria de fome, então fizeram carreatas e manifestos para reabrirem o comércio? Então. Agora vcs estão reclamando de Quê? Estão apavorados agora? Só agora vcs foram imaginar que toda a região viriam se tratar em Patos? Quer dizer que enquanto as mais de 28 mil famílias estavam sofrendo e chorando a morte dos familiares deles, vcs estavam pensando em crise econômica e agora que a morte se aproxima da família de vcs, agora vcs pensa em quantidade de UTIS disponíveis???? Uai, não era pra abrir tudo? Então abre ue. Aí sim vcs vão aprender que a dor e a morte querendo ou não chega pra cada um de nós. Nem mesmo com quase 3 meses de quarentena e milhares e milhares de mortos pelo mundo, nem assim o brasileiro aprende ser menos hipócrita e se transformar em uma pessoa melhor. Vergonhoso.

    63 19 Responder

  • Franco | 2 meses, 1 semana atrás

    É preocupante porque temos um monte de bananas e sem vergonhas no poder. A situação é curta e grossa, cada um no seu município, feche as entradas, cada um na sua e pronto. Esse papo de referência é pra boi dormir, pergunte se quem é referência pra nós, nos atende agora? Mesma coisa é a situação internacional, qualquer país sério dificulta ao máximo a entrada de brasileiro, e acho é pouco, a maioria não tem linha e só vai no jeitinho, já as autoridades brasileiras abrem as pernas pra qualquer estrangeiro, fica igual cachorro sem vergonha, apanha, depois ainda lambe quem bateu...

    56 17 Responder

    Patricia - 2 meses, 1 semana atrás

    A questão, Delano, é que aqui em Patos tem o Hospital Regional da FHEMIG, por isto a cidade é referência estadual para atendimento. Sempre foi assim sabe? Desde que foi fundado o Hospital ele recebe os casos de maior complexidade que não têm como serem cuidados na cidade de origem, como por exemplo cirurgias complexas, tratamentos neurológicos, uti neonatal... Por isto é referência. No caso da Covid, se a cidade de origem não tiver respiradores para os casos graves, o Regional é a referência para cuidar disso.

    5 0

  • Marcio | 2 meses, 1 semana atrás

    Preocupados??? Kkkk dêem uma volta na orla da Lagoa e verão que não tem uma autoridade sequer cobrando e nem orientando as pessoas aos procedimentos de prevenção, uso de máscara e uso de aparelhos de ginástica, por exemplo. Se o senhor prefeito e o secretário de saúde estivessem preocupados tomariam providências.

    56 10 Responder

  • rasgando o verbo | 2 meses, 1 semana atrás

    #ForaBolsonaro Bolsonaro genocida miliciano safado

    42 64 Responder

    Eu - 2 meses, 1 semana atrás

    Esse ai sabe neim que fala

    4 13

  • Para inglês ver. | 2 meses, 1 semana atrás

    Pois é...o mais engraçado nessa história toda é o fato de que poucos antes do Carnaval 2020 já havia notícias de casos sendo constatados no país, mas não vi nenhum governante falar a respeito e muito menos o povão. Para se ter uma ideia, na época, até a globo, por meio daquele famoso médico que abraçou a tal Suzy, disse que tratava-se apenas de uma "gripezinha". Daí, passou-se o Carnaval, de repente todos passaram a se preocupar com esse problema. Cambada hipócritas !!! Esse é vírus está mais para um álibi político do que para uma questão de saúde, visto que existem muitos estados e municípios decretando estado de emergência para contratar sem licitação ou então desrespeitar a Lei De Responsabilidade Fiscal. Sorte dos corruptos haverem tanta gente manipulável nesse país. Última coisa: Já viram a tal virose ? Então, há épocas em que ela contamina meia cidade, depois, quando todos ou maioria for infectado, aí sim, ela reduz sua propagação. Conclui-se, portanto, que com o Corona, não será diferente.

    37 43 Responder

    Para inglês ver. - 2 meses, 1 semana atrás

    Quero deixar uma observação sobre um "bug" nesta página. Posso dar quantos "likes" ou "deslikes" eu quiser, sabe como eu faço isso ? Simples, basta eu abrir e fechar o navegador, portanto, aposto que tem muita gente fazendo isso com esses comentários favoráveis ao isolamento. Abraços !

    6 3

  • sincero | 2 meses, 1 semana atrás

    E só colocar uma fiscalização! Ficar esperando a população ligar pra denunciar e demais, todos os finais de semana tem festinhas, festa de aniversario, churrasco e só colocar o pessoal na rua.

    37 7 Responder

    Vânia Caixeta - 2 meses, 1 semana atrás

    As pessoas de Patos de Minas não estão acreditando até hoje um absurdo . Eu moro na Europa e vi as pessoas sendo intubadas na minha rua . Avisei minha família aí. Em Patos eles dissem. Ah mas aqui não tem nada não é Só aí mesmo. Ficamos 70 dias sem poder sair .só 30 minutos pra comprar comida. Agora está reabrindo tudo mas o povo não sai de casa acostumados e ainda com medo. Eu oro para todos aí tenha mais consciência. Deus ajuda mas todos tem que fazer sua parte.

    6 4

    João - 2 meses, 1 semana atrás

    Dentro de casa quero ver quem proíbe hj vou assar carne com minha família

    5 1

    Alexandre - 2 meses, 1 semana atrás

    Falando em festinha, aqui no Bairro Jardim Vitória não pára de ter farras... ontem mesmo tinha um churrasco com amigos na casa de uma pessoa, e pelo visto o trem tava pegando fogo lá dentro. Era churrascada, cervejada, casa cheia de gente (ninguém de máscaras) e o PIOR, som de péssima qualidade ligada no ÚLTIMO VOLUME! E isso foi o dia todo de farra... Aff.

    8 0

  • Maguila | 2 meses, 1 semana atrás

    Patos de Minas só deus pra ter dó dos patenses a centença de morte se aproxima pra muitos infelizmente muitos estão brincando com a situação agora que está acontecendo o quê vimos na tv lá nos outros países.

    36 9 Responder

    João - 2 meses, 1 semana atrás

    Issu n e so de patos ñ tem que fecha entrada bem gente de outros municípios...... Tb tem que pegar esse mini empresário que viajou prós estados unidos peru veio.da Bélgica e fazer testes neles são os espalhadores do vieus

    5 3

  • COVID 19 | 2 meses, 1 semana atrás

    Patos esta a solta, niguem liga pra situação e depois vai pra imprensa, promotor, juiz implorar um internação. Cabe a casa cidadão se previnir e cumprir as determinações da:secretária de saúde.Ninguem pode dizer que não sabia da PANDEMIA com mais 20.000 mortos, todos nós somos responsaveis e a Administração municipal o porta voz dos alertas. Festas neste fim semana foram as mais variadas, a imprensa deveria entrevistar a Polícia Militar sobre o numero de chamadas de ocorrências de perturbação do sossego e ficam a exugar Gelo. Ministério público e Camara Municipal deveria agir numa lei de apreensão imediata de equipamentos de porte maior e evacuação imediata das festas não familiares em chácaras, coberturas, e outros ambientes não familiares. (Familiares com advertência e 2° vez apreensão do som).

    36 6 Responder

  • Conte-me | 2 meses, 1 semana atrás

    Gostaria de saber se teve a segunda rodada de pesquisa no dia 24/05, pois a primeira constatou um caso dentro os 250 testados e teria ou terá um terceira no 07/06, que totalizaria 750, só que já li várias reportagem que informa que está pesquisa do Ibope inteligência, já teve fim e inclusive que segundo a reportagem o Brasil teria 7 vezes os casos anunciado, tem como sanar a minha dúvida, Patos hj.

    35 5 Responder

  • Fim do mundo | 2 meses, 1 semana atrás

    Será porque esses político não compras mais respiradores? Já tem cem dia de corona satânica já teve tempo de comprar

    31 7 Responder

  • Lili | 2 meses, 1 semana atrás

    Infelizmente as pessoas não estão levando a sério...e supermercado lotado... crianças sem máscara..puteiros lotado..uma vergonha

    26 1 Responder

  • Sil | 2 meses, 1 semana atrás

    As pessoas estão cutucando onça com vara curta A situação é muito mais grave do que imaginamos. O centro de Patos ontem *vejo de minga janela * estava lotado. E várias pessoas sem máscaras. Infelizmente nosso Prefeito está fechando os olhos para gravidade di vírus.So quem passou pela situação na família sabe a gravidade. Se puder #fiqueemcasa

    24 4 Responder

  • Zezinho | 2 meses, 1 semana atrás

    Patos está uma vergonha no centro da cidade a movimentação está maior do que quando se podia andar normalmente várias pessoas sem máscara a população de patos e da região deveria se conscientizar pois não está de brincadeira não .Deveria criar outro decreto que impede andar sem máscara na rua e se sair sem multa .

    22 6 Responder

  • 007 | 2 meses, 1 semana atrás

    Cadê o hospital de campanha? O que foi feito das verbas recebidas pelo município?

    21 5 Responder

    Alexandre - 2 meses, 1 semana atrás

    O GATO comeu!

    13 0

    Por dentro - 2 meses, 1 semana atrás

    Hoje no programa Radar o secretário /advogado da saúde disse que vai ser entregue agora dia 15/06 e o Prefeito só falando que Patos está preparada vamos esperar por está data.

    2 0

  • Defensores | 2 meses, 1 semana atrás

    Tá preoculpado ,mas cadê as providências, ninguei fala nada ,prefeito toma atitude cadê vc .Vc sabe o deve fazer tá esperando o q ,misericórdia meu Deus! ????????????

    21 3 Responder

  • Lúcida | 2 meses, 1 semana atrás

    Não precisamos nos preocupar. Corona não é sério. Nosso Governo Federal é um que diz isso. Estou sendo ironica.

    20 11 Responder

  • Mãe | 2 meses, 1 semana atrás

    Quem precisa trabalhar está em casa ainda por causa dos que não precisam e ficam passeando pela cidade. E vai passar de 150 casos aqui em Patos este mês do jeito que tá indo. Tenho certeza. Espero que nenhuma morte mais.????bbrasileiros não têm disciplina para nada. Não sabem obedecer nem se solidarizar.

    18 9 Responder

  • Realista | 2 meses, 1 semana atrás

    Pelo menos nesta do corona o prefeito está livre segurou o máximo que deu conta a pregão dos barões da cidade e da população para manter os comércios fechados... a culpa é da população que está se reunindo em chácaras festinhas aniversários em família achando que familiares não transmitem não conseguem se quer guardar distância em uma fila os idosos que não conseguem passar 30 dias sem ir ao mercado municipal e quando for ir só para comprar e voltar para casa e não ficar la sentado com a máscara no queixo batendo papo .NESTA O PRETEITO NÃO TEM CULPA .

    18 1 Responder

  • Jk | 2 meses, 1 semana atrás

    Vamos dar parabéns a tds os prefeitos e governadores de todo o Brasil , esse ano eles conseguiram acabar com a dengue ,nenhuma morte registrada . E também pelos hospitais vazios , porque nessa época do ano de frio e seca , os problemas respiratórios também não lotaram os hospitais . ????????????

    17 7 Responder

    Udi - 2 meses, 1 semana atrás

    Caso você não saiba Patos de Minas está em terceiro lugar com dengue,primeiro Uberlândia segundo Ituiutaba,vai morrer mais gente com dengue no chamado "fique em casa fechado"(com o mosquito da dengue).

    1 0

  • Vida que segue | 2 meses, 1 semana atrás

    É vida que segue.... não posso parar de trabalhar e o aumento uma hora vai chegar.... ficam segurando a população em casa , se ficarem 10 anos de querentena e a grande maioria não pegar o covid e não tiver uma cura, teremos que ficar o resto da vida dentro de casa e ainda assim mesmo, correndo o risco de ser infectados... e tomar os cuidados necessários e vida que segue.

    16 5 Responder

  • Fecha os butecos | 2 meses, 1 semana atrás

    Por toda região do bairro lagoa grande os butecos vivem cheios de homens cachaceiro. Cadê fiscalização? Fecha por favor, não tem utilidade nenhuma, sem falar que os homens pegam e levam vírus para as famílias. Ainda disseram que alunos levariam, mas todos levam, pais vão trabalhar e levam, etc.

    15 2 Responder

  • Indignado | 2 meses, 1 semana atrás

    Pois é , está aí os reflexos do comércio abrir dia das mães e das aglomerações do povo sem noção e irresponsável que ao invés de sossegar e se limitar a ir pro trabalho e voltar pra casa tomando os devidos cuidados! Ao invés disso uma grande parcela da população está festando em casa com amigos. Isso aí Patos de Minas.

    14 1 Responder

  • Roberto | 2 meses, 1 semana atrás

    Mocó das gatas funcionando normal no Paulistano. Nem na pandemia aquilo freia... ainda bem! Caba não mundão! Coisarada linda, amo vocês!

    13 19 Responder

  • Opinião do fique em casa | 2 meses, 1 semana atrás

    A pessoa que fica no tal "fique em casa" ela pode ser: , Rico, ou funcionário público ,ou aposentado(a) , ou aquele que NÃO gosta ou nunca trabalhou na vida, o Pai de família que tem que levar o pão de cada dia, esta lutando para trabalhar, mesmo arriscando a contraír o Covid 19, agora é fato, mesmo vc ficando dentro de casa se achando o tal que NÃO vai contrair a doença, esta enganado, pois tem o funcionário de farmácia que não parou de trabalhar, o frentista de posto, o funcionário de supermercado, os médicos e pior os motoboys que andam na cidade inteira......esses sim são os que mais frequentam sua casa( fique em casa), e os que mais tem a grande chance de levar o vírus para vc.

    12 15 Responder

    Preventiva - 2 meses, 1 semana atrás

    O problema não é o risco de contaminação mas sim, a falta de respiradores. Todos serão contaminados porém devemos reduzir o pico não sobrecarregando os hospitais!

    9 4

  • Realista | 2 meses, 1 semana atrás

    Esse prefeito de ........ Num sei onde ele tá com cabeça porque so almenta a crise i ele num faz... alguma

    12 6 Responder

carregar mais comentários