Artista que fotografa realidade das ruas de Patos de Minas mostra arte e nega exposição das pessoas

Ele explicou que o trabalho existe em vários lugares do mundo.

publicado em 30/07/2019, por Maurício Rocha


Moradores de Patos de Minas entraram em contato com o Patos Hoje na última semana para criticar o trabalho de um artista que estaria expondo a imagem das pessoas em Patos de Minas. Agostine Braga dos Santos concedeu uma entrevista e falou sobre seu trabalho, negando que estivesse qualquer intenção de difamar as pessoas. O artista, formado em Letras com mestrado em Ciência da Literatura, disse que a intenção é valorizar o patrimônio cultural e eternizar aspectos sociais da Capital do Milho. Ele explicou que o trabalho existe em vários lugares do mundo. Quem se sentir prejudicado pode entrar em contato com o artista.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

Agostine Braga dos Santos, natural de Lagoa Formosa, professor de Arte e de Literatura, contou que se interessou por fotografia em 2013 e, depois, inspirado pelas fotografias do coletivo SelvaSP, de Fernando Cohen, de Gustavo Minas, entre outros, passou a fotografar, dentro do estilo "Fotografia de Rua", as ruas de Patos de Minas. Este percurso já dura então cinco anos.

O artista explicou que nesse estilo o que importa é captar a essência sincera do cotidiano, valorizando os lugares, as pessoas e outros motivos registrados por meio de uma andança descompromissada pelas ruas da cidade. Nesse sentido, a fotografia de rua estaria despertando não apenas a beleza para as coisas comuns do dia a dia, mas também um senso crítico a respeito da importância de povoar as ruas, de valorizar patrimônios culturais e de eternizar aspectos sociais de Patos de Minas.

Agostine Braga também falou que a história da fotografia de rua se confunde, no início, com a fotografia documental, pois surge no momento de disseminação de câmeras mais leves e portáteis, daí o enorme interesse em fotografar a realidade das ruas, ainda em fins do século XIX. Depois de precursores como Eugène Atget e Henri-Cartier Bresson, vários artistas modernistas se insurgiram e desdobraram os limites estéticos da fotografia de rua, estilo hoje cultuado em muitos países, principalmente nos grandes núcleos urbanos.

O artista que já se considera um patense lembra que seu objetivo ao fotografar é estritamente estético e sociocultural, de modo que não há nenhuma intenção em difamar ou em fotografar pessoas em situações vexatórias ou de vulnerabilidade, e que também não há nenhuma intenção comercial em seu trabalho. Mesmo ciente disso, caso alguém se sinta prejudicado com alguma foto, pode entrar em contato com o artista pelo número (34) 9 99260974, ou diretamente pelos seus canais online de exposição, para que a foto seja removida de imediato.

O seu trabalho pode ser visto integralmente pelo instagram www.instagram/agostinebraga; ou parcialmente pelo flickr www.flickr.com/agostinebraga

Imagens atualizado em 30/07/2019 • 15 fotos

Autor: Maurício Rocha Postado em 30/07/2019
Compartilhe:

72 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Amigo do Artista | 3 meses, 1 semana atrás

    Muito bom trabalho, amigo! Aos interessados, podem ir ao bar do Weslei para encontrar com nosso querido artista e acompanhar seu estilo de vida boêmio ????????

    1 0 Responder

  • Pensador | 3 meses, 1 semana atrás

    Cada foto feia. Parece que foi tirada do celular de modo bem aleatório. Isso é arte? Os fotógrafos de verdade devem discordar. Pessoal de Patos tem que aprender a diferenciar arte de bobagens.

    1 4 Responder

  • O Ouvido do Bode Preto | 3 meses, 1 semana atrás

    Parabéns pelo trabalho! As pessoas merecem mais do que a ultraexpositiva fotografia massificada culturalmente na internet quando tornam-se registro; uma sociedade que se expõe desnuda para ostentar vistosidade e ânimo de viver fake e coca cola certamente se ouriça quando vê a sinceridade velada que a composição artística insiste em manter. Parafradeando Alan Moore em V for Vendetta: demagogos usam a verdade para falar mentiras enquanto artistas usam mentiras para falar a verdade. Seu trabalho é a essência paraense artisticamente metrificada, muito mais que a selfie na balada!

    5 2 Responder

  • Goiabeira Muié feia | 3 meses, 1 semana atrás

    Parabéns, Agostine! Seus registros da sociedade patense são belos. Penso até que seus retratos são "poemas de rua". Gosto das fotos dos velhinhos que beiram o mercado municipal. Elas me lembram a infância com meus avós. ????????????????

    8 6 Responder

  • Fernanda | 3 meses, 1 semana atrás

    parabéns Tim!!!! Seu trabalho é espetacular ????????????????

    9 7 Responder

  • Cadê o Queiroz? | 3 meses, 1 semana atrás

    A turma do bozo é fraca. Artista nenhum defende o bozo e sua turminha de alienados.

    7 16 Responder

  • Juca da Angelica | 3 meses, 1 semana atrás

    Quero tomar uma cerveja gelada com esse artista. Me aguarde! Você não é pobre de direita e por isso merece meu respeito.

    5 14 Responder

    Andrade fantoche 13 - 3 meses, 1 semana atrás

    Duvido se o Juca estivesse aqui vivo apoiaria a esquerda. Para de usar em vão o nome dele

    1 0

  • Anônimo | 3 meses, 1 semana atrás

    Uma pessoa tem o direito de não ser fotografada sem autorização. Ou estou errado?

    13 5 Responder

  • CLESIO RODRIGUES | 3 meses, 2 semanas atrás

    Parabéns ao artista que expressa os valores da nossa cidade sem falar mentiras. A fotografia artística mostra o que a Globo não mostra. Fotos que demonstram a simplicidade, humildade, honestidade, em vários focos diferentes. É um orgulho ser amigo desse cara.

    9 6 Responder

  • brunna | 3 meses, 2 semanas atrás

    Nossa, tem gente que não tem o que fazer, deixa o cara em paz , não vi ele difamando ninguém até então! Vão procurar serviço!

    17 3 Responder

carregar mais comentários