Mercado Municipal de Patos de Minas. Imagem: Arquivo Patos Hoje

O Mercado Municipal de Patos de Minas não está isento de seguir as medidas contra o novo coronavírus. Assim, o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, sob orientação da Vigilância Sanitária, elaborou protocolo específico para melhor orientar proprietários de estabelecimentos e clientes do local que têm insistido em descumprir as normas de segurança. Flagrantes de desrespeito, sobretudo nos fins de semana, levaram ao endurecimento das regras, e a partir de agora estão proibidas atividades de entretenimento no interior e nas adjacências desse tradicional centro comercial da cidade.

No último domingo (8), por exemplo, um bar situado no Mercado Municipal foi notificado pela infração de aglomeração de pessoas e eventos de qualquer natureza. Após denúncia, os fiscais deslocaram-se para o local e encontraram cerca de 100 pessoas sentadas e de pé em ambiente fechado, com pouca circulação de ar, sem proteção individual e coletiva para prevenção contra a Covid-19. Com apoio da Polícia Militar, encerrou-se o show musical que ocorria no momento, e o público foi dispersado.

“O estabelecimento não possui autorização para atividade com entretenimento. Além disso, no dia anterior, nossa equipe já havia comunicado o responsável quanto aos novos protocolos e o orientado a não realizar eventos que causem aglomeração de pessoas”, explicou a Vigilância Sanitária. A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Geralda de Fátima Gomes, comentou o ocorrido: “Parece que descobriram a cura da Covid-19. Ignoram o fato de ainda estarmos em uma pandemia e perdendo vidas. Muitas pessoas que venceram a doença estão lutando para restabelecer a saúde, pois sabemos que o vírus deixa sequelas em alguns pacientes. É muito triste ver tamanha irresponsabilidade”.

Demais normas – O protocolo elaborado especificamente para o Mercado Municipal também proíbe a colocação de mesas e cadeiras nas áreas públicas, incluindo as ruas no interior do local. Dentro das lojas, as mesas devem ser dispostas de modo que um grupo de clientes mantenha distância mínima de dois metros dos demais. O documento ainda estabelece os cuidados com limpeza e higienização e fixa o horário de funcionamento do centro comercial: das 7h às 18h de segunda-feira a sábado, e das 8h às 14h aos domingos e feriados.