Imagens encaminhadas ao Patos Hoje mostram diversos animais pastando no local.

A Mata do Catingueiro está servindo de pasto para gado. Diversos animais foram flagrados pastando na área de preservação que pertence ao município. Imagens encaminhadas ao Patos Hoje mostram diversos animais pastando no local. A denúncia foi encaminhada também às autoridades do meio ambiente.

A Mata do Catingueiro é um patrimônio ambiental do povo de Patos de Minas. Ela é dividida em duas áreas, sendo uma de 29 hectares que pertence exclusivamente ao município e outra de 40 hectares que pertence ao município e a outros particulares. Ao longo dos anos, a Mata vem sofrendo pela a ação do homem.

Há algumas semanas, a Mata do Catingueiro foi alvo de um incêndio criminoso . As chamas se alastraram pela vegetação e deixaram um grande rastro de destruição. Muitas árvores foram queimadas e diversos animais morreram. A enorme queimada causou revolta e provocou a reação de muitas pessoas.

Dias depois, a Prefeitura construiu aceiros ao redor da Mata para proteger a área de preservação de uma nova queimada. O trabalho foi acompanhado de perto por ambientalistas, mas sem uma fiscalização mais rigorosa,  a Mata vive sob constante ameaça. O gado que foi flagrado no local, por exemplo, causa diversos danos e dificulta a recuperação da vegetação. A denúncia foi encaminhada às autoridades de meio ambiente com pedido de providências.