As ferramentas de compras do Instagram são essenciais para empresas de comércio eletrônico. 44% dos usuários do Instagram compram semanalmente na plataforma e 1 em cada 2 usa o Instagram para encontrar novas marcas.

As dicas sobre como usar o Instagram Shopping estão na próxima seção, mas você precisa adicionar a guia Loja ao seu perfil do Instagram primeiro.

Isso permite que você crie um catálogo de produtos totalmente comprável diretamente no Instagram, além de marcar e vincular produtos em suas postagens e histórias e muito mais.

Etapa 1: verifique se você atende aos requisitos do Instagram Shopping
As marcas que usam os recursos do Shopping devem aderir às políticas de comerciante da Meta. 

Você provavelmente está fazendo todas essas coisas corretamente de qualquer maneira, mas é uma boa ideia revisar as políticas de comércio da Meta antes de aplicar.

Aqueles que usam o recurso querem ser vistos e além de tudo, comprados pelos clientes. Se você é uma marca que investe em marketing médico e vende produtos hospitalares, certamente irá querer que pessoas que estejam focadas nesse tema comprem de você. 

Etapa 2: inscreva-se no Gerenciador de Comércio
Para criar sua loja no Instagram, você precisa ter uma conta no Meta Commerce Manager . Você precisa primeiro de uma conta comercial ou criadora do Instagram e, em seguida, pode se inscrever de duas maneiras:

Através da sua plataforma de comércio eletrônico

Se o seu site for executado em Shopify, Magento, WooCommerce ou outras plataformas importantes, talvez você só precise clicar em um botão para configurar sua loja do Instagram.

O processo é diferente para cada um, então confira a lista de plataformas suportadas do Meta para encontrar instruções para a sua.

Faça login no Meta Business Suite e clique em Commerce na navegação à esquerda.
Clique em Adicionar conta . Clique em ``Avançar na página a seguir para iniciar o processo de configuração manual.
Primeiro, escolha um método de checkout:

Faça o check-out em seu site.
Checkout via mensagem direta no WhatsApp ou Messenger.

Selecione os perfis do Facebook e Instagram nos quais deseja criar sua Loja e clique em Avançar. Crie um novo catálogo de produtos e clique em Avançar novamente.


Ele solicitará que você insira o URL do seu site e os países para os quais você envia. A página final é um resumo de todas as suas informações. Verifique se está correto e clique em Concluir configurações .

Etapa 3: Aguarde a aprovação
O Instagram analisa os novos aplicativos do Gerenciador de Comércio manualmente, mas você deve receber uma resposta dentro de alguns dias úteis.

Use o ao vivo do Instagram como forma de engajamento dos seus produtos
O vídeo ao vivo (live) não precisa ser assustador. É uma ferramenta poderosa para o crescimento do Instagram e aprofundamento do relacionamento com seu público.

Tentar:

Hospedando um workshop ou aula.
Uma sessão de perguntas e respostas.
Demonstrações de produtos.
Faça parceria com influenciadores
O marketing de influenciadores ainda está forte em 2022 e deve crescer mais a cada ano. Somente em 2012, o marketing de influenciadores representou US $13,8 bilhões em valor.

Não se esqueça de seus influenciadores mais valiosos: seus funcionários. 

Iniciar um programa de defesa de funcionários pode aumentar seus lucros em 23% e o moral da equipe interna.

Faça concursos e brindes
O que as pessoas gostam? Coisas grátis! Quando eles querem? O tempo todo!

Às vezes, as melhores estratégias para o Instagram são as mais antigas. Os concursos podem aumentar seu alcance orgânico e fornecer toneladas de conteúdo gerado pelo usuário.

Os concursos não precisam ser caros. Dê produtos gratuitos em um sorteio simples, fazendo com que os usuários curtam e comentem sua postagem, ou faça parceria com outra pessoa do seu setor para dividir o custo de um pacote de prêmios maior.

Inspire-se com ideias criativas de concursos do Instagram e um processo passo a passo para a realização de brindes .

Meça seu Retorno de Investimento
Você vê os comentários positivos que os clientes deixam, as vendas chegando e sua contagem de seguidores subindo. Mas como você coloca um número nele? Quais são os resultados reais de seus esforços?

Medir seu Retorno de Investimento, ou retorno do investimento, é importante para se reportar ao seu chefe , mas também pode ajudá-lo a justificar o estabelecimento ou o aumento do seu orçamento de publicidade paga .

É também a única maneira de saber se sua estratégia de marketing digital precisa de um ajuste ou se você deve dobrar o que está fazendo.