O Brasil é um dos países onde o WhatsApp mais faz sucesso, e a prova disso são os mais de 120 milhões de contas que existem na rede social de troca de mensagens nas nossas terras.

Desde as crianças para falar sobre jogos até as idosas para comentar de novela, todo mundo tem o popular Whats dentre os aplicativos de seu celular, e agora também no computador com o aplicativo adaptado para desktop.

Mas não é apenas para diversão que esse app serve, na verdade muitas pessoas que sonham em começar seu pequeno negócio do zero acabaram encontrando nele a chance de finalmente terem o seu próprio comércio, de forma organizada e totalmente de graça.

Estamos é claro falando do WhatsApp Business, a variação do aplicativo voltado para quem quer usar a rede social de troca de mensagens como meio para anunciar e vender. 

Existem diversos benefícios para quem resolve usar a ferramenta para vender, porem nem odo mundo conhece ela direito, afinal, as pessoas conhecem o WhatsApp básico, mas nem todos têm como saber logo de cara que existe uma versão dele, que é oficial e não algum mod ilegal que pode transformar a sua conta em uma lojinha online.

E para ajudar essas pessoas e apresentar a elas esse mundo que pode ajudar muito no seu pequeno negócio, hoje nós vamos falar das principais vantagens de se usar o WhatsApp Business.

Gratuito 

Logo de cara, a primeira coisa que você vai notar é que o WhatsApp business é gratuito. Isso é uma das maiores vantagens que ele pode ter, já que o app praticamente funciona como uma plataforma de vendas para você, e quem trabalha com vendas sabe que estar em uma plataforma comum pode custar um bom dinheiro. 

E quando se vende coisas simples, pode não valer o investidor ter um site de vendas por exemplo, mas com o app sendo totalmente de graça, você automaticamente vai poupar um dinheiro que pode ser muito útil.

As pessoas que mais lucram com isso certamente são as que apenas vende coisinhas para ajudar na renda de casa, e se a ideia é essa a pessoa não pode ter gastos profissionais, sendo essa uma função muito útil do WhatsApp Business

Trabalha em conjunto com outras redes sociais
 

A esse ponto você já sabe que o WhatsApp é um aplicativo irmão do Facebook e também do Instagram. Os três pertencem ao mesmo dono, e o lado bom disso é que eles são totalmente interligados. 

Ou seja, você pode ter a sua lojinha no WhatsApp, uma página sobre ela no Facebook e um perfil dela no Instagram, e todos vão estar ligados. 

Inclusive colocando o link do WhatsApp no Instagram e também no Facebook, para assim que a pessoa ver as páginas e se interessar nos produtos, em apenas um clique a pessoa vai ser direcionada para uma conversa com você no WhatsApp, pronta para comprar.

Dessa forma você acaba criando praticamente uma rede em volta do seu produto, que vai estar exposto para mais pessoas através das outras duas redes sociais, e dessa forma elas vão poder chegar até você para comprar mais facilmente.

Prático e fácil de usar
 

Como dissemos, muitas pessoas acabam usando o WhatsApp Business como plataforma para seu micro negócio, e isso envolve muitas pessoas que vendem coisas humildes pela internet, pessoas que não tem um vasto conhecimento em informática e nem nada do tipo.

Felizmente isso não é um problema, e a ideia é que realmente qualquer um possa usar a versão Business da mesma maneira qualquer um consegue usar a versão normal. A prova disso é que o app é extremamente abrangente e intuitivo, então pode facilmente ser dominado por todos. Por ser muito simples de se configurar e usar, e também por já estar bem forte na cultura, ele acaba sendo uma plataforma bem inclusiva.

Uma plataforma completa
 

Sempre que as pessoas veem um produto que é gratuito, automaticamente existe um receio de que ele não seja tão completo assim, ou até que exista uma outra versão paga que é mais completa, mas esse definitivamente não é o caso aqui. 

O WhatsApp Business é um aplicativo que dá a seu usuário a experiência completa de uma lojinha, permitindo que a pessoa coloque em qual horário ela vai estar aberta, em quais dias da semana, permite colocar catálogos de venda e até links externos para quando a pessoa tem algum aplicativo próprio para vender

Outro ponto positivo são as respostas automáticas que você pode programar, assim sempre que alguém manda uma mensagem para esse perfil, ela pode ter uma resposta automática na hora, seja para avisar que vocês estão fechados ou mesmo para pedir um pouco de paciência para que ela seja atendida por um ser humano.