É normal que erros sejam cometidos em qualquer profissão, mas o mais importante, nesses casos, é aprender com as falhas e tentar tirar aprendizado delas. Porém, o que ninguém te conta é que, erros constantes e grotescos podem acabar com sua carreira e reputação no marketing.
Listamos aqui 8 problemas que podem te colocar em apuros.
• Falha no acompanhamento.
Quer perder um cliente em potencial rapidamente? Falha ao acompanhar. Você precisa de sistemas, processos, protocolos e procedimentos suficientes para garantir a responsabilidade em relação ao acompanhamento.
Sua equipe está fazendo isso em tempo hábil? Existem recompensas pelo acompanhamento e consequências pela falta dele? Essa expectativa faz parte da cultura da empresa? O cliente de hoje exige uma resposta imediata.
Seja o processo de geração de leads, o chatbot do site, um portal de atendimento ao cliente ou uma saudação ao vivo ao atender o telefone, os profissionais de marketing devem se concentrar em rastrear e garantir um processo de acompanhamento rápido e profissional.
• Falha em criar e promover propostas de venda exclusivas.
Na consultoria, sempre pergunto a um cliente por que devo comprar dele. Francamente, muitas vezes fico desapontado com uma resposta sem graça que praticamente qualquer pessoa em seu segmento poderia oferecer. Todo profissional de marketing deve desenvolver estrategicamente uma série de USPs (Propostas Exclusivas de Vendas) autênticas que sejam integradas às mensagens da marca de uma empresa. Esses USPs devem ressoar com clientes e prospects. Os USPs (Propostas Exclusivas de Vendas) devem responder às perguntas: “Por que esta empresa?” e "O que eu ganho com isso?"
• Falha na atualização.
Ao trabalhar com um novo cliente, mergulho profundamente em seu site e plataformas de comunicação.
Em sites, é comum que sejam usadas agências de SEO especializadas para cuidar do tráfego orgânico e ferramentas de otimização de busca, mas a falta de experiência e um profissional nessa área podem ser prejudiciais para o seu cliente.
Infelizmente, não é incomum descobrir que o conteúdo do site, imagens, vídeos, calendário de eventos, listas de funcionários e até mesmo as listas de marcas ou produtos estão desatualizados.
Atribua um membro da equipe para ser o proprietário e assumir total responsabilidade por avaliar e atualizar regularmente o conteúdo.
• Falha na gestão de tempo e projetos.
Se existe uma verdade universal sobre os profissionais de SEO, é que somos mestres em malabarismos. Você não vai conseguir nesta carreira se não conseguir conciliar projetos e prazos rápidos. Se você está deixando a bola cair, estude e aplique estratégias de gerenciamento de tempo.
• Falha em aprender.
Os melhores profissionais de marketing investem em desenvolvimento profissional. A boa notícia é que praticamente tudo o que você quer ou precisa aprender pode ser encontrado com o clique de um mouse e, principalmente, no conforto do computador de sua casa ou escritório, a um custo mínimo.
• Falta de colaboração.
Os profissionais de marketing inteligentes sabem que não são artistas solo com todas as respostas. Eles abraçam brainstorming, colaboração e trabalho em equipe.
Os profissionais de marketing mais inteligentes desenvolvem uma rede estreita de colegas confiáveis aos quais recorrem para obter insights e conhecimentos.
Eu tenho uma comunidade diversificada de profissionais de marketing dentro e fora da indústria naval que servem como meus recursos para novas perspectivas. Você?
• Falta de crédito.
Os profissionais de marketing contam com as contribuições de outras pessoas em toda a organização para nos ajudar a alcançar nossos objetivos. Em vez de esperar apoio, o que pode gerar ressentimento, os bons profissionais de marketing desenvolvem relacionamentos baseados na confiança mútua e na apreciação sincera pelos membros da equipe de outros departamentos. Resumindo: Mostre gratidão.
• Falta de comprovação.
Seja seu site, mídia social, anúncios, e-blasts ou outras iniciativas de divulgação, sua reputação está em jogo toda vez que você coloca sua marca no mercado.
Certifique-se de verificar completamente a ortografia; dê uma olhada dupla em nomes, títulos, endereços, números de telefone e URLs.
Conteúdos feitos para marketing médico vem acompanhado de termos e palavras que são difíceis. Por isso é imprescindível que você consiga achar o exato significado do termo ou da palavra que está sendo usada, caso contrário, poderá acarretar uma série de problemas.
Certifique-se de que todas as palavras estão corretas . A credibilidade conta.
• Falha em superar o medo.
Deixei o maior desafio pessoal para o final: qual é o seu maior medo associado à sua função de marketing? Talvez esteja testando uma nova plataforma que você conhece pouco, ou fazendo uma entrevista em vídeo.
Ou talvez você esteja ansioso para apresentar o C-suite ou falar na frente de uma platéia. Seja qual for o seu veneno, você deve estar disposto a superar seus medos. Com intenção focada, determinação, comprometimento e prática, tudo pode ser conquistado. Começa hoje.