O processo de criação e os primeiros anos da jornada de uma empresa não é nada simples, no começo poucas pessoas conhecem o serviço, sua localização. E os poucos que compreendem geralmente não estão interessados nos serviços e produtos.
Como resultado deste processo, o cliente não encontra o que procura e o gestor não consegue proporcionar os seus serviços. Todos nós já passamos por uma situação desse exato modo, não encontramos a melhor solução para o que procuramos.
Quando chegamos ao setor B2B o processo é ainda mais complicado, Business to Business (B2B) nada mais é que uma modalidade de produto ou serviço em que o cliente de uma empresa é outra empresa, o modo como se dá a prospecção é muito mais complexo, trabalhoso e precisa obrigatoriamente ser muito preciso.
Ao ser gestor de um negócio que funciona nesta modalidade, você necessita de muita visibilidade e principalmente saber onde os seus clientes estão, por este motivo uma lista das melhores empresas é indispensável. Uma gestão profissional de leads, possíveis clientes e negócios interessados em uma lista de empresa por cidade é o primeiro passo para o crescimento sustentável e no longo prazo de sua corporação.
Benefícios de possuir uma lista das melhores empresas
Qualquer gestor que tenha algum tempo de experiência compreende a importância de possuir uma lista de leads que sejam qualificados e que estejam de acordo com o perfil que a empresa busca, mas se você ainda não conseguiu captar o que estou falando, listamos apenas alguns dos melhores benefícios:
Filtragem e praticidade - Ao possuir uma gestão dos seus possíveis clientes em um banco de dados, vai poder acessar os dados de cada um de maneira mais prática com um filtro de informações, que proporciona que sejam encontrados rapidamente;
Leads qualificados - Um negócio B2B necessita obrigatoriamente de um sistema de leads qualificado, o tamanho do seu faturamento está diretamente ligado à quantidade de possíveis clientes que sua empresa estabelece um relacionamento;
Dados - Todo processo de crescimento de uma corporação necessita principalmente conhecer o seu cliente, e isso só é possível através dos dados, que são as informações de número para contato, ramo de atuação, CNPJ, e-mail dentre muitas outras coisas;
Menor tempo de preparo - Se o seu negócio conhece seu potencial cliente bem, não só a chance de sucesso melhora muito, mas também o tempo de preparo, sabendo qual o ramo de atuação dele, suas dores e pontos fracos em muito pouco tempo vai elaborar a estratégia para abordá-lo e solucionar os problemas dele;
Apenas com esta rápida introdução aos benefícios você pode notar que todo o processo para criação e elaboração de uma lista com empresas possíveis leads é muito simples e básico, e pode gerar uma grande mudança nos seus números de vendas.
Como encontrar as melhores da cidade
O processo de encontrar empresas que são as melhores é muito subjetivo, as empresas que são perfeitas para você definitivamente pode não ser a melhor para outro gestor ou negócio por este motivo, não vamos entregar as melhores empresas, mas sim, os quesitos que devem ser analisados para determinar leads qualificados.
Ramo de atuação - O primeiro passo para determinar os seus principais possíveis clientes são com base nas empresas que já estão em seu portfólio, utilize os seus clientes já existentes para determinar quais são os negócios e nichos de atuação que mais possuem chance de se tornarem futuros clientes;
Conheça o seu produto - Sabendo como funciona o seu produto e como ele pode impactar na vida de seus clientes você vai compreender como deve ser feita a sua abordagem focando em como o seu serviço é a solução para os problemas dele.
Funil de vendas
Saber o seu cliente ideal e como abordá-lo não é o suficiente para fechar negócio, na realidade, é apenas o começo da jornada, nem todos os leads do mundo serão o suficiente para turbinar seu negócio se você não saber o que fazer com eles para os transformar em clientes.
É neste momento que entra a prática do funil de vendas.
De uma maneira mais simplificada, o funil é o processo de evolução de um possível cliente para cliente de fato, é também conhecido como jornada do comprador.
É um conceito muito popular no ramo do marketing, possui basicamente três etapas em que cada uma delas direciona mais e mais o prospect para o fim do funil.
Leva este nome, pois é uma perfeita analogia, a função de um funil é direcionar. Sendo assim as coisas entram em grande quantidade de modo espalhado e são todos direcionados para o fim do funil onde nem todos que entraram se tornam clientes.
Com uma estratégia aplicada sobre este processo você vai sempre buscar modos de proporcionar que o seu cliente avance cada vez mais, em busca de seu objetivo que é a conversão.