Uma denúncia de possíveis maus-tratos a cavalos mobilizou, por duas vezes, uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) em uma área nos fundos do bairro Alto Limoeiro, em Patos de Minas. No local, os profissionais encontraram animais “muito magros”, sem fornecimento constante de água e em condições inadequadas de alimentação. Nesta segunda-feira (25), uma potrinha que já estava debilitada morreu após sofrer uma picada de cobra.
O Patos Hoje recebeu a denúncia de moradores próximos e foi até o local, na lateral da Avenida Quinzinho Pintado, e encontrou uma equipe do CCZ fiscalizando. Segundo o médico veterinário Rafael Araújo, a primeira denúncia foi realizada na semana passada, informando que três cavalos poderiam estar em situação de maus-tratos. A equipe esteve no local na sexta-feira (22) e constatou a ausência de fornecimento contínuo de água para os animais.
De acordo com o veterinário, um dos responsáveis pelos cavalos informou que oferecia água duas vezes por dia, além de ração e capim. No entanto, os animais apresentavam magreza acentuada e o alimento disponível na área não era adequado para equinos.
Diante da situação, o proprietário foi notificado e recebeu prazo de sete dias para retirar os animais do local e regularizar as condições de criação. Conforme Rafael Araújo, o responsável também foi orientado sobre as consequências legais em casos de comprovação de maus-tratos.
Nesta semana, uma nova denúncia apontou piora no estado de saúde de uma das éguas, uma potrinha. Ao retornar ao local, a equipe encontrou o animal vivo, porém deitado e bastante debilitado. Foi identificado que ela havia sofrido uma picada de cobra. Mesmo após a tentativa de encaminhamento para tratamento com apoio do Unipam, a potrinha não resistiu e morreu.
Segundo o veterinário, além da debilitação já apresentada pelo animal, o acidente ofídico, termo usado para descrever picada de cobra, agravou ainda mais o quadro. A equipe chegou a organizar o transporte para atendimento veterinário, mas não foi possível salvar a potrinha.
Com relação aos outros dois cavalos presentes no local, a equipe do CCZ deu prazo de 24 horas para que os responsáveis levem os animais para um local adequado para criação.
O Patos Hoje conversou com um dos responsáveis, que preferiu não gravar entrevista. Ele explicou que já conseguiu um local maior e com pastagem para direcionar os animais. Também informou que já providenciou o transporte dos equinos.
O médico veterinário aproveitou o caso para alertar proprietários sobre os cuidados necessários com cavalos, principalmente em áreas urbanas e periferias. A orientação é que os animais tenham alimentação adequada, água disponível durante todo o tempo e abrigo contra sol e chuva. Rafael Araújo destacou ainda que possuir cavalos exige responsabilidade e conhecimento sobre as necessidades específicas dos animais.
Caso alguém identifique algum possível caso de maus-tratos a animais, o procedimento correto é protocolar uma denúncia na Ouvidoria, por meio do telefone (34) 3822-9115. O atendimento acontece das 12h às 17h.
Já para outros serviços relacionados ao CCZ, o contato é o (34) 3822-9624, que também atende pelo WhatsApp.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]