A Prefeitura Municipal negou a ocorrência de maus tratos.

Voluntários de Lagoa Formosa denunciaram nesta semana a ocorrência de maus tratos no Canil Municipal da cidade. A postagem com fotos de animais doentes nas redes sociais teve inúmeros comentários e compartilhamentos. A Prefeitura Municipal negou a ocorrência de maus tratos. Um convênio está sendo firmado com o UNIPAM para cuidados veterinários.

De acordo com a postagem da voluntária Ana Paula Fernandes, o canil municipal está aparentemente abandonado, sem remédios, sem veterinário e os cachorros todos doentes sem os cuidados veterinários. “Os cachorros, a maioria com virose, e lá largados à "própria sorte", sofrendo...”, relatou na postagem que foi enviada para o Patos Hoje.

Na publicação, ela questionou a atitude de tirar os cachorros das ruas e levar para o canil, se não há os cuidados necessários no local. Ela diz que foi até o canil após fazer uma “vaquinha” e comprar ração para distribuir aos animais de rua. Como sobrou, ela decidiu levar o restante para os cachorros que estão no canil.

O Patos Hoje entrou em contato com o Secretário de Administração, José Amorim, e nele egou a ocorrência de maus tratos. Ele disse que tem tudo no local. O secretário disse que foi verificar a situação e constatou que há ração, medicamentos e mata-bicheira no canil. Apenas não há um veterinário, mas que isso já está sendo providenciado.

José Amorim informou que foi firmado um convênio com o UNIPAM para que seja cedido o profissional para cuidar dos animais doentes. Com relação à falta de cuidados, ele disse que muitos animais chegam bastante debilitados e que não é possível a recuperação. Para o recolhimento dos animais, ele disse que a Prefeitura vai modificar o procedimento, sendo que todos deverão ser cadastrados. “Quem denuncia tem que provar. O canil está muito limpo”, concluiu.

O secretário enviou um vídeo produzido por Evânio Bonifácio Motta para nossa reportagem mostrando como estão as dezenas de animais recolhidos no canil. No vídeo, o repórter destaca a necessidade de melhorias no local, mas antecipa que as autoridades já estão tomando as medidas para dar mais dignidade aos animais.