O mato alto em lotes vagos também tem causado transtorno a moradoras do bairro Jardim Vitória, em Patos de Minas. O mato além de encobrir todo o lote, impede que pedestres utilizem o passeio para se locomover. Vizinhos disseram que já chegaram a pagar para limpar o lote, porém a situação sempre volta a acontecer. Animais peçonhentos também têm invadido as casas.

Os lotes vagos ficam situados entre as casas de número 29 e 71, na rua Pedro Cirilo Soares Filho. Segundo os vizinhos, essa situação é vivenciada há mais de um ano. No dia 04/05/2023, eles protocolaram uma reclamação pelo Conecta Patos e a Administração Municipal respondeu que o proprietário seria notificado e logo após, caso ele não cuidasse do local, seria multado. Os moradores disseram que, mesmo após a denúncia, o local continuou descuidado. Eles disseram que chegaram ao ponto de contratarem um serviço de capina para limpar o lote sujo.

Passou-se um ano e o local, novamente, ficou descuidado e tomado pelo mato. No dia 02/04/2024, eles protocolaram, novamente, uma denúncia pelo Conecta Patos e foram informados de que o proprietário seria notificado e logo após multado. Porém, segundo os moradores, o local segue descuidado. Eles pediram ajuda para tentar uma limpeza definitiva para o imóvel que tem servido para criação de animais peçonhentos, insetos, ratos e baratas.

O Patos Hoje entrou em contato com a Prefeitura Municipal e foi informado que: "Os dois lotes citados pela moradora foram multados em 2023. Diante da recorrência do problema este ano, a Fiscalização de Posturas estará notificando novamente os proprietários. Vale ressaltar que é do proprietário do imóvel a responsabilidade de mantê-lo limpo e com calçada".