A seriema entrou no prédio e ninguém sabe como a ave foi parar no local.
Funcionários de um escritório de advocacia e de uma imobiliária na Rua Major Gote, Centro de Patos de Minas, tiveram uma enorme surpresa no final da tarde dessa terça-feira (27). Uma seriema entrou no prédio e ninguém sabe como a ave foi parar no local. O Corpo de Bombeiros fez a captura do animal que pertence à fauna silvestre.

O estagiário Lucas Vieira contou que a ave foi vista na escadaria do prédio e a porta foi fechada para ser feita a captura. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu capturar a ave. De acordo com os bombeiros, ela já é adulta e apresenta boas condições. A seriema foi levada para uma mata próxima à cidade, onde é seu habitat natural.

Ninguém sabe, como ela foi parar no prédio. Os bombeiros informaram que a ave é comum na zona rural de Patos de Minas, mas na cidade ainda não tinham visto. As pessoas que trabalham no prédio também ficaram impressionados com a presença da ave. O vídeo da captura foi gravado e postado na internet para comprovar a visita.

De acordo com o site da EMBRAPA, a ave que chega a medir 90 cm e a pesar 1,6Kg vive no cerrado, campos sujos e também nos planaltos descampados. Elas andam em casais ou em pequenos grupos. Quando perseguida por um automóvel chega a atingir de 40 até 70 km/h - antes de levantar voo que só o faz quando necessário.

À noite, a seriema costuma a se empoleirar no alto das árvores. Durante o dia, ela repousa deitada no solo. Quando percebe algum perigo esconde-se atrás de troncos caídos, deitando no chão. Ela come gafanhotos e outros artrópodes, roedores, calangos, lagartixas e outros animais pequenos inclusive cobras. O desmatamento progressivo tem contribuído para expandir seus domínios na medida em que lhe proporciona novas áreas de hábitat favorável.

Autor: Farley Rocha