Infelizmente, nem mesmo as cidades menores estão livres do problema das drogas. Visando combater à criminalidade e às drogas em Lagoa Grande, a Polícia Militar formou nessa segunda-feira (06) mais 101 alunos no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

O PROERD foi criado com base em um programa implantando em Los Angeles/EUA para prevenir o uso indevido de drogas e a violência entre os jovens. O Programa é desenvolvido em parceria com as escolas das redes estadual, municipal e particular e consiste na aplicação de 10 lições.

As aulas são semanais e acontecem durante um semestre inteiro. Os professores são policiais militares que ensinam às crianças como reforçar a auto-estima, lidar com as tensões, resistir às pressões do ambiente, além de aprimorar o espírito de cidadania. E a eficiência do programa é garantida. Segundo os policiais, dificilmente os “proerdianos” se envolvem com drogas.

Em Lagoa grande, o CB Eldo Amaral, instrutor do PROERD, formou 101 crianças de quinto ano das Escolas Estaduais Santa Terezinha, Escola Municipal Cesário Galvão e Escola Municipal José Drumont de Castilho. A formatura foi realizada no Prédio da Escola Santa Terezinha e coroada de êxito com participação da Banda Musical 27 de Abril.

Várias autoridades Civis e Militares e todo o Corpo Docente das escolas envolvidas participaram do evento. O PROERD, desenvolvido há alguns anos em Minas Gerais, vem alcançando seu objetivo. Segundo os policiais militares de Lagoa Grande, o programa, desde 2007 na cidade, forma e educa alunos a fazer boas escolhas para que eles fiquem longe das drogas e dentro das escolas.