O mês de agosto é um momento para destacar a importância de erradicar a violência de gênero em todas as suas formas, e o conhecimento é o primeiro passo para a mudança. Nesta terça-feira (22), a Prefeitura Municipal de Patos de Minas divulgou o violentômetro que mostra as reações que devem ser adotadas contra comportamentos abusivos ou violentos.
O primeiro alerta, quando as mulheres já devem tomar cuidado, é quando há piadas ofensivas, chantagens, mentiras, enganações, ciúmes, culpas, desqualificações, ridicularizações, ofensas, humilhações em público, intimidações e ameaças. Nestes casos, a violência já está presente.
No segundo, as mulheres precisam reagir, denunciar e pedir ajuda. Isso deve acontecer quando há controle, proibições, destruição de bens, machucados, tapinhas, pancadinhas, brincadeirinhas de bater, beliscões, arranhões, empurrões e tapas.
E no último caso, quando há o alerta máximo, a vida está em perigo. Se houver chutes, confinamentos, prisões, ameaças com objetos ou armas, ameaças de morte, abuso sexual, violências, mutilações ou propriamente a morte.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o CRM presta atendimento especializado a mulheres em situação de violência. O setor funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h. O telefone de contato é 3822-9827. O Ligue 180, Central de Atendimento à Mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]