Com o apoio da Polícia Militar, a Vigilância Sanitária de Patos de Minas interditou um imóvel que era usado como clínica de reabilitação e abrigo para idosos. O imóvel foi lacrado na manhã desta quinta-feira (13) e as 10 pessoas que estavam internadas no local foram levadas para o CAPS AD. Uma pessoa passou mal e o SAMU também teve que auxiliar na operação.

A Vigilância Sanitária chegou até a clínica há alguns dias após receber denúncias de irregularidades. Fiscais foram até o local, um imóvel localizado em uma área de chácaras próximo à BR 365, e encontraram 47 pessoas internadas, em um processo de reabilitação da dependência química. Na época, a clínica foi fechada e os internos foram transferidos.

Esta semana, a Vigilância Sanitária voltou a receber denúncias de que a clínica estaria recebendo pacientes novamente. Os fiscais voltaram ao local e confirmaram a presença de 10 pessoas nas dependências da clínica. Um micro-ônibus foi usado para levar os pacientes para o CAPS AD. Um dos pacientes passou mal e teve que ser levado em uma ambulância do SAMU.


O coordenador da clínica Nova Jerusalém, pastor Nuscihak Ferreira dos Santos, disse que o trabalho de recuperação de dependentes químicos não é recente e destacou o papel social da entidade. Segundo ele, muitos internos são acolhidos de forma voluntária e outros pagam apenas o que podem.

O pastor Nuscihak disse que voltou a receber pacientes para atender o apelo de parentes. Segundo ele, a intenção era funcionar como um lar de idosos e que a documentação já estava sendo providenciada. Nuscihak afirmou que vai continuar trabalhando para regularizar a situação e voltar a acolher quem precisa.