Dois vídeos de uma comemoração de profissionais do Hospital Vera Cruz de Patos de Minas viralizaram nas redes sociais nas últimas horas. O Patos Hoje recebeu inúmeros questionamentos a respeito da celebração, principalmente relacionados à questão do momento de pandemia. A direção do hospital divulgou uma nota nesta sexta-feira (16) informando que todas as providências estão sendo tomadas.

As imagens começaram a ser divulgadas nessa quinta-feira (15). Os dois vídeos que vêm circulando mostram vários colaboradores uniformizados celebrando efusivamente no ambiente do setor administrativo. Há gritos, salva de palmas e acenos de felicidade. Uma das pessoas gravadas no vídeo abre um espumante para completar a celebração.

Os vídeos receberam diversos comentários negativos nas redes sociais. Muitos patenses e até moradores de cidades vizinhas procuraram o Patos Hoje para saber o que realmente teria acontecido. Nesta sexta-feira (16), a direção do Hospital enviou a seguinte nota oficial que segue na íntegra:

“O Vera Cruz Hospital, através dessa nota, vem a público informar que é uma empresa privada e que ao longo desses últimos anos vem trabalhando a finco, dentro de um planejamento estratégico sólido, baseado na assistência e resolução dos problemas de saúde da sociedade. Informamos que vídeos privados, sobre uma suposta comemoração, fora do ambiente hospitalar, estão sendo divulgados em redes sociais. Todos os colaboradores envolvidos se esforçam ao extremo para um atendimento mais humanizado e eficiente. De qualquer forma, lamentamos a forma de como foi realizada essa divulgação deturpada e reafirmamos nosso compromisso com a ética e empatia com o povo de Patos de Minas e região e, que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas”.

Por volta das 16h30 desta sexta-feira (16), a Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Patos de Minas, Fátima Gomes, encaminhou para o Patos Hoje uma nota de repúdio sobre a situação. Veja o que diz a nota:

“Hoje infelizmente pudemos ter visibilidade de uma situação muito triste em um dos Hospitais de Patos de Minas.

Tivemos o desrespeito de diversos protocolos sanitários dentro de uma unidade hospitalar no momento que estamos lutando e trabalhando com a sociedade o cumprimento e importância destes protocolos.

Há mais de um ano trabalhando conscientização  sobre os riscos de contaminação, imagens como estas, partirem de dentro de uma unidade hospitalar, são inaceitáveis.

Espera-se de um hospital e de toda a sua liderança e funcionários o exemplo e a sensibilidade por toda a complexa realidade da pandemia.

O que pudemos ver representa uma falta de respeito com os pacientes e familiares que estão internados no hospital travando uma luta diária contra o vírus.

Observamos uma aglomeração, pessoas sem máscaras compartilhando o bico da mesma garrafa. Vitórias podem e merecem ser celebradas, mas depois de um ano de pandemia, acredito que já aprendemos como adaptar nossas celebrações. Todo meu repúdio a estes vídeos! Fátima Gomes, Presidente do Conselho Municipal de saúde de Patos de Minas-MG"