Com uma média de produção que ultrapassa 3 mil quilos por hectare, a região de Patos de Minas é uma das grandes produtoras de soja do país. As lavouras são a perder de vista e impressionam pela grandiosidade e pela beleza formada pela imensidão de plantas. O vídeo feito de dentro do carro na região denominada “Chapadão de São Pedro” impressiona.

As estimativas para a safra que começa a ser colhida agora são animadoras. Levantamento feito pela Emater de Patos de Minas mostra números impressionantes. Nos 20 municípios da região, a previsão de safra ultrapassa a marca de 560 mil toneladas. A área plantada é de 153.200 hectares. Clique aqui para ver a previsão de produção de soja para as cidades da região.

A média de produtividade, segundo levantamento feito pela Emater nos municípios da região, é de 3.273,55kg por hectare, bem acima da média nacional que gira em torno de 2.882,00kg por hectare. Na região, a maior média de produtividade é do município de Vazante, que deverá alcançar produtividade de 4.700,00kg por hectare.

Embora as plantações de lavoura na região do “Chapadão do São Pedro” chamem a atenção, o município de Presidente Olegário está longe de ser o maior produtor da região. A liderança é do município de Coromandel que, com uma área de 50 mil hectares plantados, deverá colher 162 mil toneladas de soja este ano.

O segundo colocado na região é o município de Patrocínio que tem 30 mil hectares plantados de soja e tem produção estimada em 99 mil toneladas. O município de Presidente Olegário teve a estimativa de revisada para uma produção de 59.400 toneladas em uma área de 16.500 hectares. O município de Patos de Minas é o quarto maior produtor de soja da região. São 15 mil hectares plantados e uma previsão de colheita de 40.500 toneladas.

Autor: Maurício Rocha