Vereadores da mesa diretora da Câmara Municipal de Patos de Minas visitaram na manhã desta quarta-feira (26) o Antigo Palácio dos Cristais, na avenida Getúlio Vargas, onde funcionou por muito tempo a Prefeitura Municipal de Patos de Minas. No dia 03 de abril de 2008, o imóvel foi incendiado criminalmente. A Prefeitura passou para a Cidade Administrativa, no Bairro Eldorado, e a reforma foi custeada com verbas da Secretaria Municipal de Educação que chegou a funcionar no prédio, mas cedeu espaço para a UFU que ficou instalada no imóvel até este ano.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal, o prédio vai mesmo abrigar a Poder Legislativo que atualmente está instalado em um imóvel alugado na Rua José de Santana. O prédio deve passar por adequações para acomodar os servidores e vereadores. O local também contará com um Memorial para valorização da história do prédio e do Município. Posteriormente, será construída uma edificação ao fundo do prédio, que comportará o estacionamento, os gabinetes dos vereadores e o Plenário. Até a construção do anexo ser concretizada, o salão do júri do antigo Fórum será utilizado para a realização das plenárias.

Após a deliberação do Conselho Deliberativo Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural – CONDEPAHC, a Câmara Municipal iniciará as tratativas para contratação de empresa responsável pelas adequações no prédio e pelo projeto do anexo que será construído ao fundo do imóvel. A mudança para o Palácio dos Cristais vai possibilitar uma economia de quase R$ 50 mil reais mensais gastos atualmente com aluguel, que poderão ser empregados em outras áreas.