Como o Patos Hoje noticiou na semana passada, o Ministério Público conseguiu uma liminar na Justiça proibindo o pagamento do 13º salário aos 11 vereadores da Câmara Municipal de Patos de Minas. Mas, a determinação chegou tarde. Eles receberam o abono natalino no dia 1º de Dezembro.
As ações civis públicas para impedir o pagamento do 13º salário aos vereadores são de iniciativa do Promotor de Justiça José Carlos de Oliveira Campos Júnior. De acordo com o promotor, as resoluções legislativas que instituíram o abono natalino nas Câmaras Municipais são inconstitucionais, por ferirem o art. 39, §4º da Constituição Federal.
Acolhendo os pedidos de concessão de liminares formulados pelo Ministério Público, o Juiz da 1ª Vara Cível da Comarca de Patos de Minas, Dr. José Humberto da Silveira, determinou a imediata suspensão do pagamento do benefício, ordenando que os Presidentes das Câmaras Municipais depositem em juízo as quantias que seriam utilizadas para quitar o 13º subsídio dos vereadores.
Em Patos de Minas, no entanto, a determinação tornou-se sem efeito já que, quando a notificação chegou à Câmara, os vereadores já haviam recebido o abono natalino. Isso não significa, no entanto, que eles não vão perder o benefício.
Além de buscar a suspensão do 13º salário, considerado ilegal, o Ministério Público pretende o ressarcimento ao erário das quantias recebidas pelos vereadores sob esta rubrica, durante a atual legislatura, em valores devidamente corrigidos.
Os Presidentes das Câmaras Municipais de Patos de Minas e São Gonçalo do Abaeté ainda podem recorrer da decisão.
Vereadores recebem 13º salário antes da proibição da Justiça
Mas a determinação chegou tarde. Eles receberam o abono natalino no dia 1º de Dezembro.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 15/06/2026
- em Policiais
Adolescente "empina" moto emprestada, perde o controle e bate em carro estacionado
- (27)
- COMPARTILHAR
- 15/06/2026
- em Policiais
Jovem é preso com barras de chocolate de loja no shopping após Olho Vivo flagrar atitude suspeita
- (1)
- COMPARTILHAR
- 15/06/2026
- em Policiais
Motociclista cai sozinho em cruzamento e acaba preso com um dos maiores limites de embriaguez já registrados
- (11)
- COMPARTILHAR
- 15/06/2026
- em Cidade
Motorista que provocou acidente em frente à Santa Casa disse que sofreu mal súbito
- (3)
- COMPARTILHAR
- 15/06/2026
- em Cidade
Sicoob Credicopa oferece linha de crédito especial para lojistas que aderirem a campanha de descontos
- (0)
- COMPARTILHAR
- 15/06/2026
- em Regionais
Polícia Civil indicia homem por maus-tratos após agredir cão com chineladas em Araxá; veja vídeo
- (0)
- COMPARTILHAR
- 15/06/2026
- em Regionais
Jovem é morto a facadas em Carmo do Paranaíba; suspeito foi preso pela Polícia Militar horas depois
- (0)
- COMPARTILHAR
- 12/06/2026
- em Regionais
Caminhão carregado com açúcar capota perto de Catiara e motorista morre preso às ferragens na BR 146
- (10)
- COMPARTILHAR
- 10/06/2026
- em Regionais
Justiça decide que cão dado de presente por marido, durante casamento, deve ficar com ex-esposa em MG
- (24)
- COMPARTILHAR
- 09/06/2026
- em Regionais
Batida entre carretas provoca incêndio, interdita a BR-251 e deixa um morto em Unaí
- (7)
- COMPARTILHAR
- 08/06/2026
- em Regionais
Acidente entre carro e moto deixa jovem ferido e termina com motorista preso por embriaguez em PO
- (1)
- COMPARTILHAR
- 15/06/2026
- em Gerais
Motta convoca reunião de líderes para votar PL do fim da escala 6x1
- (0)
- COMPARTILHAR
- 15/06/2026
- em Gerais
Anvisa mantém suspensão, mas libera parte de lotes de produtos Ypê
- (0)
- COMPARTILHAR
- 12/06/2026
- em Gerais
Concorrência do etanol e subvenção fazem preço da gasolina cair
- (1)
- COMPARTILHAR
- 12/06/2026
- em Gerais
Bancos terão expediente especial em dia de jogos do Brasil na Copa
- (0)
- COMPARTILHAR
- 12/06/2026
- em Gerais
Instituições têm até 15 de junho para aderir ao Fies do 2º semestre
- (0)
- COMPARTILHAR