O plenário ficou lotado para a sessão legislativa.

O prefeito Pedro Lucas sofreu a primeira derrota na Câmara Municipal de Patos de Minas. Por unanimidade, os vereadores derrubaram o veto à emenda que garante o cartão alimentação para aposentados e pensionistas da Prefeitura. A votação aconteceu durante reunião na tarde desta quinta-feira (11).

O plenário da Câmara de Patos de Minas foi tomado por aposentados e pensionistas que queriam garantir o cartão alimentação. O benefício no valor de R$ 180,00 foi proporcionado por uma emenda do vereador João Bosco de Castro Borges ao Projeto de Lei de autoria do Executivo que regulamentava o cartão alimentação para os servidores municipais da ativa.

A emenda foi aprovada por unanimidade, mas o prefeito Pedro Lucas vetou o benefício alegando inconstitucionalidade. Ele argumentou ainda que não existem recursos no orçamento para arcar com mais esta despesa.  A prefeitura de Patos de Minas tem atualmente 164 pensionistas e 570 aposentados. Para muitos, o benefício significa mais de 25% do salário.

A decisão de vetar a emenda gerou polêmica, já que a medida fazia parte das promessas de campanha do atual prefeito. E se a Prefeitura não puder cumprir a medida, o chefe do executivo terá um novo desgaste. Ele terá que acionar a Justiça contra a decisão dos vereadores. Por unanimidade, os vereadores decidiram derrubar o veto do Prefeito.

A decisão foi comemorada por dezenas de aposentados e pensionistas que lotavam as galerias da Câmara Municipal.

Autor: Maurício Rocha