No próximo dia 20, em Belo Horizonte, acontece a solenidade de premiação dos alunos e professores que tiveram trabalhos selecionados, dentro do Concurso de Desenhos, Redações e Experiências Pedagógicas do Semeando/2008. A solenidade será no Minascentro (Av. Augusto de Lima, 785), a partir de 10:30h. O concurso recebeu 7.515 redações, 4.645 desenhos e 743 relatos de experiências pedagógicas. Na área de abrangência do Escritório Regional do Senar de Patos de Minas a vencedora na categoria desenho foi Caroline Zica Rocha Amaral da Escola Municipal Mestre Tonico da cidade de Dores do Indaiá.
Na categoria redação A a 1ª colocada foi Thais Kássia de Morais Silva da Escola Municipal Iracy José Ferreira da cidade de São Gotardo.
Na categoria redação B o vencedor foi José Lucas Nunes de Assis da Escola Estadual Doutor Cyro Góes da cidade de Brasilância de Minas.
Na categoria redação B a 1ª colocada foi Julliene de Carvalho Castro da Escola Municipal João Batista Romão da cidade de Patrocínio.
As experiências pedagógicas ainda vão premiar as professoras Vaina Maria da Silva Oliveira da Escola Municipal Padre Anchieta de Carmo do Paranaíba e Maria da Cruz Cordeiro Arruda da Escola Estadual Edgardo C. Pereira da cidade de Abaeté.
O Programa é realizado em Minas Gerais desde 2001, pela FAEMG e pelo SENAR MINAS. Este ano, contou com o apoio do Governo de Minas, das Prefeituras e da UNDIME e, ainda, com parceria do Sebrae, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Votorantim Metais, do SICOOB – Sistema Crediminas, da Bunge e da CBMM.
O tema central foi Ética, Cidadania e Meio Ambiente. As escolas inscritas receberam o material didático elaborado pelo Programa e, com base nele, os professores tiveram condições de orientar as atividades pedagógicas nas salas de aulas e também, extra-classe, de forma a mobilizar toda a comunidade pela preservação do meio ambiente. Para encerrar as atividades, as escolas escolheram os melhores trabalhos para serem inscritos nos Concursos de Desenhos, Redações e Experiências Pedagógicas. Em Minas Gerais, a comissão julgadora, composta por 30 profissionais, recebeu 12.903 trabalhos.