Pacientes que chegam mais cedo na Unidade de Pronto Atendimento de Patos de Minas não são necessariamente atendidos primeiro. A Prefeitura Municipal de Patos de Minas explicou que o atendimento é feito através do Protocolo de Manchester que orienta qual paciente possui prioridade no atendimento.
De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, a triagem de classificação de risco é feita através do Protocolo de Manchester que estabelece 5 cores. Assim, baseado nos sintomas, o enfermeiro faz a classificação de cada paciente com uma cor. “O paciente é atendido não por ordem de chegada, mas pelo risco dos sintomas apresentados”, destacou.
A vermelha é a de emergência. Nesse caso, o paciente precisa de atendimento imediato, pois, sente, por exemplo, crises convulsivas, parada cardiorrespiratória, hemorragia incontrolável, dor no peito relacionada a falta de ar e etc. A cor laranja é muito urgente, sendo que o paciente precisa de atendimento praticamente imediato. Ele está, por exemplo, com arritmia cardíaca, sem apresentação de sinais de estabilidade, dor de cabeça intensa com rápida progressão e dores severas.
A cor amarela é urgente, precisando de atendimento rápido, mas pode esperar, sentindo, por exemplo, dores moderadas, vômito intenso, crises de pânico, hemorragia moderada, picos de hipertensão, alteração dos sinais vitais. A cor verde é pouco urgente, podendo aguardar ou ser encaminhado para outros setores de saúde, pois o paciente sente dores leves, torcicolo, enxaqueca, estado febril sem alterações vitais, resfriados, viroses e etc. A cor azul é não urgente. Assim, o paciente poderá aguardar ou ser encaminhado para outros serviços de saúde, já que sente dores crônicas, precisa de aplicação de medicação com receita, troca de sondas e etc.
A Prefeitura orienta então que, se os sintomas são leves, o paciente deve procurar preferencialmente a Unidade de Saúde de referência. E tem a opção do Corujão da Saúde, das 17h às 22h, de segunda a quinta-feira, nas unidades do Padre Eustáquio e Nova Floresta.
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]