A apresentação dos currículos acontecerá na ordem alfabética, sendo o primeiro de Amarildo Ferreira, depois o de Béia Savassi e por último o de Pedro Lucas. A intenção é informar um pouco mais sobre a vida e o trabalho de cada um e assim deixar o eleitor mais apto a escolher o melhor candidato para a cidade.
Amarildo Ferreira Silva
Um dos vereadores mais atuantes da Câmara Municipal de Patos de Minas, Amarildo Ferreira Silva foi convidado pelo seu partido, o PMDB, para ser uma nova opção na disputa pela Prefeitura de Patos de Minas. Sem compromissos com os dois grupos partidários existentes na cidade, o partido aposta na competência e na liderança de Amarildo Ferreira para melhorar a vida das pessoas.
Amarildo Ferreira Silva nasceu no dia 07 de julho de 1971, em Patos de Minas. O candidato a prefeito pelo PMDB é Filho de João Ferreira Silva e Rita Cândida de Oliveira. Casou-se com Gisele de Fátima Silva Ferreira e tem dois filhos, Caroline Ferreira Silva, de 14 anos e Júlio Rubens Teixeira Filho, de 19 anos.
A vida de trabalho de Amarildo Ferreira começou ainda na infância. Com sete anos, o pequeno garoto pegou um carrinho de sorveteria e começou a vender picolé. A partir daí, ele nunca mais deixou o trabalho. Foi lavrador, ajudante geral cobrador de ônibus e despachante, profissão que mantém até hoje.
Sempre com espírito de liderança, participou da criação do Grêmio e da fundação do Sindicato dos trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Patos de Minas, em 1999, sendo presidente por três mandatos consecutivos. No ano 2000, recebeu da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), o prêmio “Profissional Modelo do Transporte do Estado de Minas Gerais”. Amarildo Ferreira foi membro do Conselho Fiscal do Banco da Gente.
Amarildo filiou-se ao PMDB em 2003 e foi o segundo suplente nas eleições de 2004, com 1.044 votos. Em 2008, foi eleito vereador pelo PMDB, com 1.919 votos. A liderança do vereador mais uma vez sobressaiu e ele chegou à presidência da Câmara Municipal de Patos de Minas em seu segundo ano de mandato.
Um dos parlamentares mais atuantes do legislativo patense, Amarildo Ferreira surge agora como uma nova opção para a Prefeitura de Patos de Minas. Ouvindo diariamente as demandas das pessoas e sem compromisso com nenhum grupo político, Amarildo Ferreira é a opção que faltava para melhorar a vida das famílias patenses.
Maria Beatriz de Castro Alves Savassi
Maria Beatriz de Castro Alves Savassi, conhecida como Béia Savassi, nasceu em Patos de Minas, no dia 25 de agosto de 1956. Filha de Sebastião Alves do Nascimento e Coracy Afonso de Castro Alves, ela é casada com Sérgio Marcus de Andrade Savassi e mãe de três filhos – Felipe, Ana Beatriz e Gabriel.
Béia Savassi concluiu o Curso de Formação Gerencial oferecido pela unidade do Sesi em Patos de Minas em 1998. Em 2004, ela formou-se em Pedagogia pelo Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e, pouco depois, se pós-graduou em Pedagogia Empresarial pela mesma instituição de ensino.
A sua trajetória política iniciou-se no então PFL, atual Democratas, partido ao qual pertence até hoje. Em 1996, Béia Savassi elegeu-se vereadora, sendo reeleita para a gestão 2001/2004. Nos dois mandatos, uniu forças com os colegas do Legislativo e aprovou muitos projetos importantes para o progresso patense.
De 2005 a 2008, ela ocupou o cargo de vice-prefeita ao lado de Antônio do Valle Ramos. Nessa passagem pelo Executivo, atuou por um mês como prefeita em exercício.
Nas eleições de 2008, candidatou-se a prefeita e foi eleita, com votação expressiva, para administrar Patos de Minas entre 2009 e 2012. Até agora na história do município, Béia Savassi é a única mulher a ser eleita para o cargo de chefe do Executivo.
No seu governo, a cidade conquistou benefícios importantes, como os campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), além de receber grandes investimentos na infraestrutura urbana e em outras áreas. Sua gestão também é reconhecida pela humanização da administração e pela atenção para com a comunidade. Béia Savassi é membro da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, de Patos de Minas. A entidade realiza atividades assistenciais para atender à população carente.
Pedro Lucas Rodrigues
Pedro Lucas Rodrigues, “Xará”, nasceu no dia 1º de dezembro de 1963, em Patos de Minas. Filho de José Rodrigues Sobrinho (in memoriam) e Isaíra Pereira Rodrigues. É casado com a professora Gleide Lucas Ferreira Rodrigues e tem dois filhos, Rael Ícaro Lucas Ferreira Rodrigues e Ramon Iaulim Lucas Ferreira Rodrigues. Concluiu o Ensino Médio e possui experiência profissional como comerciário.
Ingressou na vida pública em 1985, como Presidente da Associação Comunitária dos Bairros Nossa Senhora das Graças e Caramuru, bem como na Associação dos Comerciários de Patos de Minas, hoje SINDEC. A carreira política começou em 1988, quando foi eleito vereador pela primeira vez, tendo sido eleito por cinco mandatos, ou seja, possui vinte anos de experiência como parlamentar. Em 2008, foi reeleito com 3.919 votos para o quinto mandato no Legislativo, sendo o vereador mais votado da cidade em três mandatos consecutivos. Atualmente, o Vereador Pedro Lucas Rodrigues “XARÁ” pertence ao recém-criado partido PSD (Partido Social Democrático).
Com seu trabalho efetivo como vereador, tem correspondido à confiança depositada pela população, mas acima de tudo lutado para que o Município desenvolva políticas públicas de geração de empregos, melhoria na saúde, defesa das pessoas portadoras de necessidades especiais, segurança pública e nas diversas áreas da administração pública municipal sendo um forte defensor do meio ambiente, e tem como base na vida pública, a luta pela moralidade na administração, e cumpre o papel de legislador e fiscalizador com muita seriedade.
A atuação do Vereador Pedro Lucas Rodrigues “Xará” sempre foi pautada na busca da defesa dos interesses do cidadão. É autor de dezenas de leis municipais que buscam auxiliar a vida das pessoas, a exemplo da criação do Hemocentro, PROCON, Passe Livre no Transporte Coletivo Urbano Municipal para as pessoas portadoras de necessidades especiais, entre tantas outras. Também é autor de centenas de reivindicações e requerimentos bem sucedidos, sempre acolhendo a sugestão de populares, melhorando a qualidade de vida da sociedade. Pedro Lucas está lutando na justiça, através de uma Ação Popular, com aproximadamente, 11.000 assinaturas, contra a cobrança da abusiva taxa de esgoto.
O sonho de Pedro Lucas é ver a geração de empregos na cidade, pois segundo ele: “Quando você possibilita ao cidadão a oportunidade de trabalho e de ganhar seu próprio sustento, ele alcança o mais importante, a dignidade de sobreviver do suor de seu rosto”. Pedro Lucas é um vereador popular, e busca atender as pessoas no dia a dia, com carinho, respeito e espera contar sempre com essa credibilidade que a população lhe confia. “Ser polêmico não é defeito, defeito é omitir”.
Enquete
E o povo quer saber como inicia a corrida eleitoral para a prefeitura de Patos de Minas. Uma enquete com os nomes dos três candidatos está disponível na página principal do portal. Para que não haja nenhum tipo de fraude, o voto do eleitor será feito através do e-mail.
Dessa forma, o eleitor fará a escolha na página principal do portal,
mas para ter o voto computado você terá que ir até o e-mail indicado, abrir a mensagem da enquete e clicar no link que recebeu para confirmar a escolha.
Não será aceito comentário nessa matéria em respeito à legislação eleitoral.
Autor: Farley Rocha