A fila para vacinação contra a Covid-19 impressionava na manhã de sexta-feira (23) no Parque de Exposições. Centenas de pessoas que optaram pelo sistema drive thru aguardavam em seus carros para receber a imunização. A secretária municipal de saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta, explicou como está funcionando a vacinação dos idosos em Patos de Minas e quando as pessoas com comorbidades começarão a ser imunizadas.

Segundo a secretária de saúde, o calendário de vacinação contra a Covid-19, obedecendo a idade como ocorre atualmente, seguirá até os idosos de 60 anos. Depois de atender esse público, o calendário passará a imunizar as pessoas com comorbidades. Ana Carolina afirmou que um novo calendário deverá ser divulgado na esta semana.

Com relação às longas filas verificadas na sexta-feira, Ana Carolina disse que o tempo de espera tem sido em torno de 20 minutos. Segundo ela, o que ocorre nas primeiras horas de vacinação é que algumas pessoas chegam muito cedo e, consequentemente, passam mais tempo do que o necessário na fila de espera.

Com a vacina chegando em quantidades insuficientes na cidade, a Prefeitura não deverá abrir novos pontos de vacinação. As próximas remessas de vacina que chegarem a Patos de Minas vão atender por idade somente o público alvo até os 60 anos. Depois disso, o calendário de vacinação deverá convocar as pessoas com comorbidades. A secretaria vai definir o público prioritário por tipo de comorbidade.

Para comprovar essa condição, será necessário levar ao posto de vacinação atestado ou recomendação médica ou apresentar as três últimas prescrições/receitas médicas da medicação de uso contínuo necessária para o tratamento da comorbidade.

Nesta segunda-feira (26), os postos de vacinação instalados no Parque de Exposições e no Projeto Saci vão aplicar somente segunda dose para idosos de 68 anos com as iniciais de A a L na parte da manhã (de 8h às 11h) e com as iniciais de M a Z na parte da tarde (de 12h às 15h).