Moradores da rua Amélia Carolina, no bairro Antônio Caixeta, em Patos de Minas, estão revoltados com a poluição e o incômodo causado pelo vazamento de uma rede de esgoto. Segundo eles, o problema vem acontecendo com frequência, desde que a Copasa fez a interligação entre duas redes. Os consumidores cobram providências da companhia.

O senhor Francisco Donizete de Oliveira tem uma oficina bem em frente ao local em que o bueiro está vazando. Ele reclama da sujeira, do mau cheiro e da demora da Copasa para solucionar o problema. Segundo o senhor Francisco, o vazamento começou na terça-feira (29), uma equipe da Copasa esteve no local, mas o problema não foi resolvido até o início da tarde desta sexta-feira (1º).


A grande quantidade de esgoto que escorre a céu aberto chama a atenção. A sujeira no local só não é maior porque os dejetos descem pela via, caem na rede de água pluvial e vão parar dentro do Córrego do Monjolo, que foi despoluído recentemente pela própria Companhia.

O senhor Francisco lembrou o preço alto cobrado pela Copasa mensalmente nas contas de água e esgoto e cobrou da companhia uma solução definitiva para o problema. Ele quer que os funcionários da Copasa descubram o que está causando os constantes vazamentos para que a solução seja pra valer.

A redação do Patos Hoje solicitou um posicionamento da Companhia sobre a reclamação dos moradores, que será postado neste espaço assim que for enviado.

“A Copasa informa que uma equipe técnica esteve, na tarde desta sexta-feira (01/09), na rua Amélia Carolina, no bairro Antônio Caixeta, em Patos de Minas, para desobstruir a rede coletora e sanar o vazamento de esgoto. A companhia esclarece que, devido às últimas chuvas registradas na cidade, houve um acúmulo de materiais sólidos, incluindo pedras, que obstruíram a passagem e provocaram o extravasamento.

A Copasa ressalta que a ajuda da população é fundamental para evitar esse tipo de intercorrência. Não fazer ligações de água pluvial nas redes de esgoto; evitar o descarte de óleo ou outros tipos de gordura, bem como restos de alimentos ou fios de cabelo nos ralos; e não lançar lixo no interior dos vasos sanitários são atitudes que evitam o extravasamento de esgoto.

A empresa reforça que, para tirar dúvidas ou registrar reclamações, os clientes podem entrar em contato diretamente pelos canais de relacionamento, que são gratuitos e funcionam 24 horas por dia: Site www.copasa.com.br ; aplicativo “Copasa Digital”, disponível para Android e iOS; ou atendimento telefônico, por meio dos números 0800 0300 115 ou 115. Há ainda o WhatsApp da Copasa, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção de feriados”.